domingo, 6 de setembro de 2015

Consumo consciente

Tentar ser mais sustentável não significa deixar de consumir, claro que deve significar consumir menos, mas no meu entender está relacionado, sobretudo, com ser consciente do nosso consumo.

A sociedade em que vivemos é consumista, mas a não ser que queiramos de todo romper com esta sociedade, vamos ter inevitavelmente que trabalhar, ganhar dinheiro, consumir. Podemos tentar fugir disto tudo e viver à margem da sociedade, há quem consiga e assim seja feliz. Mas esse não é o meu caminho, senão também teria de viver à margem de uma quantidade de coisas que gosto. Talvez viva à semi-margem, mas de forma integrada.

Acho que o primeiro passo para termos um consumo mais consciente é conhecermos-nos a nós próprios, conhecermos realmente quais as nossas necessidades e anseios. Claro que se alguém no fundo se está a marimbar para o ambiente e para as gerações futuras, podemos logo anular a ideia do consumo consciente.


Imagem retirada de http://saama-cerquilho.blogspot.pt/2014/10/15-de-agosto-dia-do-consumo-consciente.html

Acho que estas são realmente perguntas que devemos fazer constantemente. Ver a nossa real necessidade de comprar algo (bem podemos sempre comprar algumas coisas por capricho, mas se chegarmos à conclusão que tudo o que compramos é por capricho, se calhar não estamos a ser nada sustentáveis). Decidir o que comprar, como vamos comprar e de quem comprar (acho esta questão essencial). Ter atenção a como usamos o produto, por exemplo, não é por ter sido barato que não devemos ter cuidado e prolongar-lhe a vida. E muito importante como o descartar.

Claro que por mais sustentáveis que sejamos, nem sempre as nossas opções são as melhores em termos ambientais. Mas seja como for é bom ter essa noção. Se eu compro uma cadeira no IKEA feita na China, quando a podia ter comprado uma fabricada em Paços de Ferreira, sei que não estou a ser o mais sustentável possível, tenho essa noção. Então talvez deva compensar de outra forma.

Um consumo mais sustentável significa em muitos casos uma poupança económica, se consumismo menos, gastamos menos. Mas também pode significar um acréscimo de custos, afinal o consumo consciente deverá ter como preocupação a origem dos produtos, no que respeita às questões ambientais e sociais.

Assim, ao se ter um consumo consciente estamos a contribuir para a melhoria ambiental, social (nomeadamente das condições de trabalho) e também económica, não numa escala global, mas numa escala local. Apostar na economia local é um caminho para melhorar a nossa própria vida a todos os níveis. Quando damos valor ao cumprimento de questões sociais por parte das empresas, com destaque para as questões laborais, estamos a contribuir para uma distribuição da riqueza mais igualitária, e ainda a melhorar a sustentabilidade do planeta.


Imagem retirada de http://economia.ig.com.br/dia-do-consumidor/2015-03-15/crise-da-agua-pode-levar-a-consumo-consciente-mas-governos-precisam-atuar.html



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...