terça-feira, 17 de maio de 2016

Prisão de ventre do bebé: os antigos é que sabem

Isto entra na categoria de coisas que por mais ecológicas e sustentáveis que sejam eu nunca pensei fazer. Mas fiz, e depois de o fazer vi a grande vantagem ambiental da coisa, não se produz lixo, porque não se usam embalagens.

Conhecem a maravilhosa couve galega, aquela que se usa para a melhor sopa do mundo, caldo verde, claro, conhecem, não conhecem?

Imagem retirada de http://plantidias.pt/index.php/couve-galega#item_0

O Luís quando começou com a alimentação complementar ficou muito preso dos intestinos e eu tive de recorrer ao bebegel (são uns tubinhos plásticos com glicerina, por vezes basta estimular com o tubo, mas no caso do Luís foi necessário usar a glicerina, a qual tem um efeito laxante). Mas mesmo com o bebegel, a coisa era complicada, então a minha sogra veio cá a casa e disse para fazermos com um talinho de couve e azeite (azeite extra virgem, claro!), o qual também tem efeito laxante. E ela fez, eu já estava por tudo, e não é que foi tiro certo, teve mais efeito que o bebegel.

Todavia, não aconselho ninguém a fazer isto, a não ser que alguém lhe explique a forma correcta de o fazer. Até porque convém terem couves vossas, já que o talo tem de estar rijo, não pode ser de uma couve apanhada há dias.


Talos de couve
Imagem retirada de http://come-se.blogspot.pt/2014/07/e-tudo-couve-neste-inverno.html

Segundo a minha sogra é muito melhor o talo da couve que o bebegel, porque este último cria habituação, isto é mito, quer dizer ambos criam habituação. As verdadeiras vantagens são a económica, não se gasta dinheiro e a ambiental, não se geram resíduos. É que usamos o talo para a prisão de ventre e a couve para a sopa, dois em um.

Mas se não tiverem couves, nem ninguém que vos explique como fazer, não tentem. Afinal não querem um talo de couve partido no rabiosque do vosso bebé. Mas não se esqueçam, os antigos tinham soluções muito mais amigas do ambiente que as nossas.


2 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...