domingo, 23 de agosto de 2015

Madeira - o caso das molas de roupa

Gosto de artigos em madeira, tudo o que possa ser em madeira em vez de plástico tem a minha preferência. Assim, se for comprar utensílios para a cozinha e a escolha for entre plástico e madeira, escolho as colheres de pau e as tábuas de madeira, etc. Se precisar de comprar cabides para a roupa, compro de madeira também, embora não compre há imensos anos.

Os produtos de madeira são feitos de uma matéria-prima renovável, as árvores felizmente mesmo sendo cortadas crescem durante a vida de uma pessoa (claro que depende do tipo de árvore e não estou a falar de eucaliptos). Além disso a madeira é biodegradável, se a deixarmos abandonada na natureza, esta encarrega-se de a desfazer sem que para isso demore centenas de anos. Além disso, quem usa aquecimentos que usem lenha pode sempre pôr lá a velha colher de pau (não tenho a certeza das vantagens e desvantagens ambientais de uma lareira, por isso não posso entrar por aí).

Os produtos de plástico são feitos a partir de petróleo, recurso não renovável. O qual, no caso de Portugal nem existe em território nacional, mas a nossa dependência do petróleo é algo incrível. Além disso, o plástico não é biodegradável, embora se parta muitas vezes em pedaços minúsculos devido por exemplo à exposição solar e vá poluir os solos e mares pelo planeta fora, sem contar com os problemas associados à ingestão destas pequenas partículas plásticas por alguns animais. Além disso existem imensos tipos de plásticos, nem todos fácil e viavelmente recicláveis. Depois ainda há aquela história da libertação de dioxinas e substâncias cancerígenas por alguns plásticos, não é uma coisa em que eu pense muito, nem sequer deixo de usar algo de plástico por isso, mais é mais um motivos para escolher matérias-primas como a madeira e em outros casos o vidro.

Acho que isto já são razões suficientes para preferir comprar produtos de madeira.

Mas o que eu queria falar realmente são das molas de roupa de madeira, há uns anos decidi comprar apenas molas de madeira (é raro comprar molas, mas quando é necessário, a minha escolha recai sobre a madeira). Decidi por um motivo simples, a madeira é biodegradável, se uma mola cair no quintal e for parar ao solo não vai daí grande problema. E não se partem aos bocadinhos como algumas molas de plástico deixando aquela particulas minúsculas que a seguir podem ser comidas pelas minhas galinhas.

Claro que me disseram que as molas de madeira deixam marcas na roupa e não sei o quê. Bem até hoje ainda nenhuma mola de madeira me estragou nenhuma peça de roupa, logo ainda não entendi ao que as pessoas se referem. Se uma mola começar a estar demasiado velha e com bolor que possa manchar a roupa, ponho-a de parte.


Imagem retirada de https://pt.wikipedia.org/wiki/Prendedor

Obviamente como em tudo, não deixei de utilizar as molas de plástico que tenho cá em casa, as quais ainda continuam a ser maioritárias. Aliás quando ando na rua e vejo alguma mola de roupa, seja plástico ou madeira, que caiu de algum estendal costumo apanhá-las. É isso, se uma mola está abandonada na rua a fazer mais lixo na via pública, o melhor sem dúvida é apanhá-la e reutilizar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...