domingo, 3 de julho de 2016

Verão: festas, festivais e lixo no chão

Verão é sinónimo de festas, feiras e festivais, desde dos mega-eventos até às festas de aldeia, todo o país é inundado pelas mais diversas festividades. As mesmas, obviamente, trazem consigo imenso lixo, as pessoas estão a ver um concerto, a beber uma cerveja e a forma mais fácil é mesmo deitar os copos no chão. Na realidade, nem sempre há caixotes perto e no dia seguinte ou na própria noite é óbvio que alguém vai varrer o chão e apanhar toda a lixarada.

Mas também é óbvio que o lixo, sobretudo o plástico, não fica ali à espera de ser apanhado. A realidade é que poucas horas, poucos minutos, podem fazer com que o lixo voe para qualquer outro local. Para áreas naturais, quer seja florestas, dunas ou mesmo para o oceano e nesses casos já não há nada a fazer. Além disso, com tantas vezes que já foram pisados, os copos tornam-se frequentemente numa quantidade de partes infinitas impossíveis de apanhar. Como já referi diversas vezes, o plástico perdido em meio natural é uma grande ameaça sobretudo para as espécies que acabam por ingerir estes produtos.

Por isso, este ano quando se estiverem a divertir à grande, não se esqueçam que divertir não significa não pensar no ambiente. Não mandem copos de plástico e outro tipo de coisas para o chão, procurem um plasticão (nem tenho bem certeza se reciclam os copos de plástico), se não houver ponham um contentor normal, mas no chão, NÃO!

Imagem retirada de http://www.meucopoeco.com.br/site/tag/copos-reutilizaveis/

E para não dizerem que sou fundamentalista, nem estou a dizer para não beberem em copos de plástico descartáveis, estou simplemente a pedir que tenham cuidado quando os descartam. De qualquer maneira, estou com umas ideias para enviar uns emails a algumas das grandes fornecedoras de copos descartáveis das festas que ocorrem por esse país fora.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...