sexta-feira, 1 de julho de 2016

Calças de ganga: um básico pouco sustentável



Lembram-se deste anúncio? Adorava-o.

Até há um ano atrás, acho que em 80% dos meus dias usava calças de ganga. Se recuar uns anos, acho que até 2011/2012 em 90% dos meus dias usava calças de ganga. Mas, agora, ando decidida a não o fazer mais. O que significa reduzir o uso deste tipo de calças, não estou a dizer que as vou deixar de usar de todo.

Foi ao ler isto (publicação que já anteriormente referi no blogue) que comecei a pensar no peso ambiental das calças de ganga, nomeadamente quando li:

"First, there’s water consumption. 2 billion pairs of jeans are produced every year, and a typical pair takes 7,000 litres of water to produce." (in http://www.greenpeace.org/international/en/news/Blogs/makingwaves/fast-fashion-drowning-world-fashion-revolution/blog/56222/).

Sete mil litros de água (em média) para produzir um par de calças de ganga. É demais não é? E foi assim que comecei a minha procura sobre os custos ambientais das calças de ganga.

Segundo o que consegui apurar (informações lidas aqui, aqui, aqui e aqui), as calças de ganga têm diversos aspectos negativos no que toca à sustentabilidade. Por um lado, são feitas a partir do algodão, cultura que utiliza imensos agrotóxicos. Mas bem, as calças de ganga não são as únicas peças de roupa feitas de algodão, logo acho que este não é o ponto principal. Mas todo o processo da criação da ganga é pouco sustentável.

Primeiramente, o tingimento dos tecidos (para ficarem com a cor da ganga) é feito com imensos corantes de origem não-natural, nomeadamente derivados do petróleo, os quais são poluentes. Posteriormente, para ficarem com aquele "ar velho", desbotado, usado, as calças de ganga passam por diversas lavagens com produtos poluentes, tais como lixívia, soda caustica e outros tipos de detergentes, Sim estamos a produzir um produto novo e a envelhecê-lo antes de ser usado porque isso está na moda. Eu também gosto, mas se pensarmos bem, a nível ambiental é ridículo.

Para piorar, ainda mais a situação, grande parte das calças de ganga (bem como das outras roupas) são feitas em países sem leis ambientais, nem leis laborais decentes. Mas referindo-me só às leis ambientais, o que acontece é que todos estes químicos usados para tingir as calças e os usados para posteriomente as envelhecer são despejados em cursos de água. Isto sem dúvida um problema gigantesco. Procurem no google por Jeans Pollution China e vejam as imagens, verdadeiramente tristes, como por exemplo a imagem que se segue.

Água "suja" descarregada de uma fábrica de lavagem de calças de ganga em Xintang - China
Imagem retirada de http://www.greenpeace.org/eastasia/news/stories/toxics/2010/textile-pollution-xintang-gurao/

Claro que outro tipo de roupa também usa tintas e também são feitas em países sem cuidados ambientais. Mas pelo que percebo a ganga devido à qualidade do tecido é mais difícil de tingir e a isso ainda acresce os envelhecimentos que se fazem ao material, um par de calças de ganga (ou outra peça de roupa deste material) antes de ser vendido passa por inúmeros processos. Enquanto que o mesmo não se passa com outro tipo de calças (peças de outros tipos de tecido).
Segundo, este site, umas calças de ganga só são verdadeiramente sustentáveis quando:
  • São feitas com algodão orgânico e certificado ou, com reaproveitamento de calças de ganga já existente no mercado;
  • A mão-de-obra é remunerada de acordo com as leis laborais e com atenção à segurança do trabalho;
  • O tingimento é natural;
  • Existe um programa de reaproveitamento da água utilizada na lavagem, para tal devem ser não devem ser usados produtos químicos;
  • Existe um programa de reciclagem de resíduos, reduzindo quase em sua totalidade o lixo têxtil. Para que o produto chegue perfeito e desejável às prateleiras, deve ter um design interessante;
  • Todo o processo de produção deve obedecer à legislação e às normas ambientais, buscando como complemento o melhor aproveitamento no uso de recursos naturais e a preservação da natureza e da biodiversidade.
Concordo, mas sei que é difícil encontrarmos calças de ganga que correspondam a todos estes itens. Todavia, as calças de ganga em si têm aspectos positivos quando comparadas com outro tipo de roupa. As calças de ganga são muito mais resistentes, duram imensos anos até ficarem estragadas (isto se não comprarmos calças de ganga já praticamente estragadas), não precisam de ser lavadas tão frequentemente, aliás segundo sei quase que não precisam ser lavadas. Mas a verdade é que poucas vezes aproveitamos estes aspectos positivos do produto. Eu pelo menos lavo-as frequentemente e vamos ser sinceros, quase nunca as usamos até ao fim da sua vida útil, porque entretanto compramos outras, porque há um modelo mais giro, por mil e uma razões. Eu até costumava usar as minhas calças de ganga até estarem mesmo estragadas, mas depois da gravidez, alguns pares já não servem.

E bem é por isto tudo que estou focada em que fotografias como as que se seguem (já com muitos anos) fiquem realmente no passado.

Imagem própria

Por isso, a partir de agora espero que as minhas fotografias sejam sobretudo assim:

Quer dizer não precisam de ser só calças de fato de treino, nem ser todas as fotografias com o meu Cão Limão
Imagem própria

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...