sábado, 25 de junho de 2016

As batatas já nascem pré-fritas e ultracongeladas?

No outro dia constatei que a maioria das pessoas (não tenho dados que comprovem que é a maioria, mas vamos fingir que tenho) compram batatas pré-fritas e ultracongeladas. Eu sabia que o faziam para as batatas de fritar, mas não sabia que o faziam para assar batatas. No fundo, eu desconhecia completamente que existiam a vender batatas pré-fritas e ultracongeladas para levar ao forno. Desconhecia, porque é uma secção do supermercado que não costumo frequentar. Comprar legumes congelados não é comigo.

Mas qual o problema dos outros consumirem batatas ultracongeladas? O problema não é nenhum, cada um consome o que quiser. Mas qual a vantagem? A facilidade, talvez. Mas dado que a nossa saúde está ligada ao que comemos, acho que não é a melhor opção. Como se sabe qualquer alimento processado é sempre pior que o mesmo alimento de forma natural. Por um lado, porque lhe são associados outros ingredientes, conservantes e coisas do género. Por outro lado, comer os alimentos na sua forma natural é mais saudável, descascar as batatas e logo de seguida cozer, assar ou fritar, sem dúvida que não se perdem tantos nutrientes como batatas que já passaram por diversos processos industriais. Assim, comer batatas feitas em casa a partir de batatas no seu estado natural é sem dúvida a melhor opção.

Imaginem a diferença entre, comprarem, descascarem, partirem e cozinharem uma batata e todos os processos industriais associados às batatas pré-fritas e ultracongeladas. Imaginam? Todos estes processos também têm custos ambientais, obviamente. 

Mas a questão para mim nem é ambiental, é mesmo uma questão de sabor, batatas que sabem a batatas são melhores, além disso é uma questão de tratar da nossa alimentação. Eu também como muitos alimentos processados e batatas fritas ultracongeladas quando almoço ou janto fora. Mas já bastam essas vezes, em casa podemos ser o mais naturais e saudáveis possíveis.

Além disso, as batatas pré-fritas e ultracongeladas, no caso de batatas fritas, nunca têm uma característica que muito aprecio, talvez para os outros seja defeito... Adoro!!! Adoro, mesmo, batatas fritas heterogéneas, aqueles palitos que de um lado são tão finos que são estaladiços e de outro lado são tão grossos que parece que a batata cozeu em vez de fritar. Acham estranho? Mas é mesmo assim que as batatas fritas me sabem bem e isso só é possível com batatas cortadas à mão.


Entretanto, andava aqui à procura de razões para não se consumir batatas pré-fritas e ultracongeladas e encontrei esta publicação no blogue BabySol - Segurança Alimentar e Nutrição Infantil. A autora fez uma lista de dez produtos a abater, entre os dois estão este tipo de batatas e refere o seguinte sobre este produto:

"Já repararam que as batatas fritas industriais são cortadas fininhas? E sabem porquê? Deste modo, é aumentada a estabilidade à congelação mas a área de contacto com a gordura e sal também é maior...

Recentemente veio a público mais um problema de segurança alimentar: a formação de acrilamida, substância cancerígena e resultante da formação do tom dourado nos produtos alimentares. Por outro lado, é sabido que o consumo de alimentos fritos é prejudicial e contribui, a longo prazo, para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Mas ainda não é tudo...Como compreendem, os óleos de fritura destes produtos não são substituídos com a frequência necessária, além disso muitas vezes o produto já contém sal na sua composição o que ainda degrada mais os óleos...E como se não bastasse, muitos desses óleos contêm gorduras hidrogenadas, o que lhes confere maior estabilidade às elevadas temperaturas, mas que também são cancerígenas, causando danos quando consumidas a longo prazo."

Por isso, mais vale mesmo fritar batatas em casa de forma tradicional do que fritar batatas que já foram pré-fritas e depois disso congeladas. No caso das batatas para assar também, afinal estamos a assar batatas que já foram pré-fritas, mais vale comprar batatas e se queremos acelerar o processo, podemos cozê-las ligeiramente primeiro antes de as assar no forno.

Esta é a minha opinião e a sugestão que vos dou, pela vossa saúde. O mesmo vale para o puré, cá em casa também não compramos puré instantâneo, o puré tradicional demora a fazer, é verdade, mas o sabor não tem comparação. Claro que terem um saco de batatas pré-fritas pode dar jeito para uma eventualidade, mas não façam disso um hábito, já basta as batatas que comemos fora de casa.

E não, as batatas não nascem pré-fritas e ultracongeladas, as batatas nascem da terra. E se forem batatas da vossa região ainda melhor. No café da minha avó, as batatas vinham todas da quinta da frente do café ou das terras da Costa de Caparica (sobre a agricultura do local), sim no café da minha avó as batatas fritas eram todas descascadas e cortadas manualmente. Num processo com poucas perdas e poucos recursos gastos. As cascas das batatas eram guardadas para um senhor que criava porcos.




Imagem retirada de http://terramanhada.blogspot.pt/p/batatas.html


E não se esqueçam comida de verdade não tem ingredientes.

Imagem retirada de https://www.facebook.com/JustEatingRealFood/photos/a.194715737322535.40389.194159110711531/956959074431527/?type=3&theater



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...