terça-feira, 13 de outubro de 2015

Toalhitas reutilizáveis para bebés

Toalhitas reutilizáveis para bebés não são mais que panos mais ou menos do tamanho da mão para limpar o rabiosque da criança. Já na postagem Fraldas reutilizáveis - a minha escolha tinha referido que estava a pensar utilizar este tipo de toalhitas ou panos como preferirem chamar.

Quase que nem é preciso dizer o motivo porque as quero utilizar, mas aqui vai:
  • Grande parte dos médicos e enfermeiros aconselha a limpar o bebé com tecidos e não com toalhitas com aditivos, perfumes e coisas do género, por causa da pele do bebé;
  • Toalhitas descartáveis são mais um resíduo e eu prefiro não contribuir para os resíduos;
  • Questão económica, toalhitas Dodot Sensitive (as mais recomendadas para bebés porque quase não têm perfume e outros aditivos) custam cerca de 0,05€ cada uma, ok, 0,05€ é quase nada, mas quantas toalhitas usa um bebé?

E depois não é estranho que as toalhitas descartáveis mais recomendadas e mais caras sejam basicamente muito parecidas com panos molhados? Eu cá acho curioso.

Nas minhas aulas de preparação para o parto foi uma demonstradora das Dodot mostrar-nos as fraldas e toalhitas descartáveis e eu não fiquei nada, mas nada convencida. De qualquer forma, ela deu-nos uma pacote que é o que vou levar para a maternidade e como nunca digo que desta água não beberei, não significa que não compre mais algumas toalhitas descartáveis para alguma eventualidade ou alguma saída mais prolongada. Mas para usar diariamente não.

É que além do resíduo da toalhita em si, ainda estamos a falar das embalagens e de todo o trajecto anterior do produto.

Mas bem, ainda antes de começar as aulas de preparação para o parto, comprei este conjunto de 12 toalhitas reutilizáveis.

Toalhitas da marca ImseVimse, acho que foram feitas na Lituânia (já não tenho a certeza, mas era num país báltico, hmmm)
Imagem retirada de http://www.miminhosdamaria.com/#!acessorios/c1j7


Entretanto, encontrei cá em casa duas camisolas interiores antigas que deviam ser da minha mãe ou da minha avó, sempre detestei camisolas interiores é daquelas coisas que não uso mesmo, logo utilizá-las estava fora de questão. As que estavam cá em casa são daquelas que por dentro são muito fofinhas. E decidi fazer umas toalhitas assim rudimentares na máquina de costura.


De notar (sim estou a desculpar-me) que eu nunca aprendi a usar uma máquina de costura, herdei uma da minha mãe, mas ela tinha tanto medo que eu lhe estragasse a máquina que nunca me deixou mexer-lhe. Herdei uma Refrey Transforma com mais de trinta anos em que o motor não funciona (então é super sustentável, tudo com energia de pedal) e eu não sei mudar o tipo de ponto. A solução era pedir a alguém que me explicasse e pedi, mas farta de ouvir "ah temos de ver isso um dia", "Depois venho cá um dia ensinar-te". Tomei a atitude certa, começar a costurar por tentativa e erro. Mais torto ou mais direito. Mesmo que da primeira vez tenha demorado imenso tempo a acertar como se punham as linhas, a de baixo, a de cima.

E assim cortei as camisolas em quadrados não muito uniformes, diga-se passagem, e fiz umas bainhas, decidi fazer com linhas às cores para animar a coisa. Mas claro que as linhas às cores ainda demonstram mais a imperfeição das minhas toalhitas, mas bem é para limpar o rabiosque do bebé, não é preciso ser nada demasiado perfeito. O carinho com que fiz compensa a imperfeição, acho eu.

As duas camisolas interiores
Imagem própria


As minhas toalhitas
Imagem própria

Pelas minhas contas as duas camisolas interiores teriam dado para fazer doze toalhitas pelo menos, mas a mim só deu para fazer dez. Porque as duas primeiras andei a experimentar pontos. Embora estejam um bocadinho (muito) tortas são bem fofinhas, mais do que as que eu tinha comprado.

Os restos de tecido estão naquele saco de restos de tecido que a H&M recebe, naquela iniciativa que falei na postagem Roupa o que lhe fazer.... Ah, a loja agora já vende roupa feita de fibras recicladas da roupa que eles recolhem, mas por curiosidade fui ver e eram feitas no Paquistão. Será assim muito sustentável mandar tecidos velhos da Europa para fazer roupa nova no Paquistão? Bem não sei onde os tecidos são reciclados...

Mas voltando ao tema da postagem, estas toalhitas, quer as que comprei, quer as que fiz darão mais tarde para outro bebé. Caso a pessoa não tenha mais filhos ou ache que as toalhitas estão num estado lastimável poderá sempre utilizar para aquelas limpezas que deixam os panos tão sujos que só apetece mandar fora. Actualmente, uso como panos de limpeza, uns paninhos que há uns anos a minha mãe me tinha feito para outra das minhas manias de sustentabilidade, um dia falo disso.

Por fim, tomei uma decisão, tenho de ir fazer um workshop de costura, é fundamental.

1 comentário:

  1. Também fiz toalhitas com umas camisolas destas. Mas não fiz costuras, elas não se desfiaram (ainda não me entendi com o raio da máquina e sou muito preguiçosa - vai-se a ver, não foi preciso). Dica: também são boas para assoar o nariz ;)
    Fica o link da minha experiência: http://mamaquecoio.blogspot.pt/2013/10/toalhitas-de-bebe-reutilizaveis-tao.html

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...