sexta-feira, 22 de abril de 2016

Festival do Almeirão

Amanhã realiza-se o III Festival do Almeirão na aldeia da Venda da Luísa, concelho de Condeixa-a-Nova. Eu nunca tinha ouvido falar de almeirões até conhecer o meu marido. Não que ele os coma, mas porque é típico comer-se na terra dele (acima mencionada).

almeirão é segundo a Wikipédia, uma variedade de chicória comum. Os almeirões consumidos na terra dele são bravos, crescem pelos campos, em lugares com bastante água. Antigamente eram consumidos habitualmente, pois sendo uma planta brava, crescia em qualquer lugar e eram facilmente apanhados, algo excelente para pessoas que pouco tinham o que comer. Naquele tempo eram quase todas as pessoas.

O almeirão tem um sabor meio amargo, embora não fosse uma erva que eu gostasse de comer diariamente, é saborosa. E pelos vistos antigamente era mesmo bastante consumida, uma vez contei a uma tia-avó com mais de 80 anos que na terra do meu marido comiam almeirões e perguntei-lhe se conhecia. Ela disse que sim, que antigamente se comia muito, no tempo que não havia mais nada que comer. Mas a verdade é que na terra dele nunca se deixou de consumir.

Além da parte histórica, o almeirão é saudável (bem haverá algum vegetal que não seja?), segundo este link, esta planta é rica em fibras, proteínas, potássio, cálcio, fósforo, ferro, zinco, manganês, magnésio e vitaminas A, B1, B2, B3 e C.

Imagem retirada de http://www.cm-condeixa.pt/autarquia/eventos/evento.php?id=918

Sei que estou a anunciar o evento já depois das inscrições estarem fechadas, mas acho que ainda devem existir uns lugares livres. De qualquer forma fica apenas a mensagem sobre esta planta algo desconhecida.

E por falar em plantas desconhecidas, as quais muitas vezes nascem em sítio onde podem ser colhidas livremente. Actualmente, o nosso desconhecimento sobre plantas é elevado, o que faz com que sejamos demasiado dependentes do comércio. Mas no fundo, quantas plantas comestíveis existiram que nós nem conhecemos?

E vou contar-vos uma história, há uns anos o meu marido tinha semeado na horta agriões. Eu sabia onde ele os tinha semeado, mas sinceramente não sabia muito bem reconhecer os agriões, então colhi a erva que lá estava. E fiz uma bela sopa e digo-vos que não estava má. O meu pai disse que não sabia a agrião, mas comeu-a. Afinal, fiz sopa de uma erva qualquer que cresce lá pelo quintal, eu não sei o que é, mas até era boa. E não nos fez mal. Se calhar muitas plantas que não comemos davam umas belas sopas, já pensaram nisso?

E só para terminar, aqui ficam alguns dos almeirões que se preparam para o festival de amanhã, colhidos e prontos a cozinhar.

Imagem própria

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...