segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Fraldas reutilizáveis - a minha escolha

A escolha de fraldas reutilizáveis para o/a meu/minha bebé que há-de nascer lá para Novembro é aquilo que eu mais me orgulho nestas decisões de maternidade.

Desde que me lembro, a minha mãe sempre dizia que quando tivesse um neto, se fosse ela a tratar dele, só usaria fraldas de pano (isto deveu-se a uma má experiência com fraldas descartáveis em 1986). Não sei se influenciada por isso ou não, também sempre achei que seria o ideal. Mas o meu conhecimento sobre fraldas de pano ou fraldas reutilizáveis era nulo. No fundo, acho que pensava que as fraldas de pano continuavam iguais às que usei há 29 anos.

Por acaso, há uns meses num grupo de facebook de um tema que não tem nada que ver com fraldas, nem bebés, descobri que grande parte das mães desse grupo usava fraldas reutilizáveis. Nessa altura comecei a pesquisar e descobri um mundo completamente desconhecido para mim.

As actuais fraldas reutilizáveis são muito diferentes das antigas. Aliás, algumas são iguais, mas existe uma enorme variedade. Existem as musselinas (mais parecidas com as antigas), as pré-dobradas, as ajustadas, as de cotorno - estas são todas complementadas com uma capa. Além disto ainda existem as de bolso e as tudo em um. Mas não sou, nesta altura, a melhor pessoa para explicar os diferentes sistemas, até porque ainda não tenho experiência concreta de utilização. Relativamente aos tamanhos existem vários, desde tamanho de recém-nascido até tamanhos únicos.

Mas porque me decidi por estas fraldas:

Questão ambiental: sem dúvida que este foi o motivo mais forte para escolher esta solução, pode parecer estranho, mas senão fosse a questão ambiental, talvez estas fraldas não me tivesse atraído tanto. As fraldas descartáveis demoram cerca de 400 anos a degradar-se em aterro. O significa que nenhuma fralda descartável utilizada e depositada em aterro até hoje desapareceu. As ditas fraldas biodegradáveis poderiam ser uma solução, mas estas fraldas embora se degradem mais rápido dos que as descartáveis convencionais, não encontram nos aterros as condições ideais para se degradarem, nomeadamente no que se refere à humidade existente. Seria então necessário uma recolha selectiva de fraldas e o tratamento adequado, o que não existe no nosso país. Logo fraldas descartáveis, quer biodegradáveis ou convencionais não são uma solução.

Além destas questões, a produção de fraldas descartáveis utiliza constantemente o petróleo como matéria-prima e uma imensidão de água (muito superior à água utilizada para lavar as fraldas reutilizáveis).

Consta que uma criança gaste cerca de 2500 fraldas, já imaginaram 2500 fraldas num aterro por mais de 400 anos. Para mim são números impressionantes.




Imagem retirada de http://www.meekbum.com/custos-fraldas-de-pano-vs-fraldas-descartaveis/

Questão de saúde: quando comecei a ler sobre este tipo de fraldas, fiquei a saber que ao serem feitas de tecidos, grande parte de tecidos orgânicos, os bebés desenvolvem muito menos alergias. O que me parece algo muito melhor para a pele do bebé, logo dois pontos a favor destas fraldas.

Questão económica: embora o investimento inicial seja bem mais elevado, a reutilização das fraldas compensa a nível económico, sobretudo se tivermos um 2ºfilho. Mesmo quem não quer ter mais filhos, descobri que há um imenso mercado para fraldas reutilizáveis em 2ª mão, logo ainda se consegue o retorno de algum dinheiro.

Questão estética: para quem se preocupa com isto, eu nem ligo muito, mas a verdade é que há fraldas reutilizáveis lindas, a sério os padrões são fascinantes. Até a mim me apetece comprar vários.


Claro que tenho plena consciência que darão muito mais trabalho que utilizar fraldas descartáveis. Mas tudo o que faço pelo ambiente e para poupar dinheiro dá-me sempre muito mais trabalho, logo já estou acostumada.

O mais difícil foi convencer o meu namorado, mas lá consegui. Aliás pior que o convencer, é explicar a alguém a minha decisão, quase toda a gente me acha louca, uma espécie de hippie maluca que só se importa com o ambiente e os passarinhos, sem se importar com as coisas verdadeiramente preocupantes desta vida, tipo se o José Sócrates usa copos da Atlantis ou que pizza ele gosta.

Neste momento ainda tenho um stock quase inteiro por fazer, o que me preocupa bastante, mas tenho de ir controlando os gastos e decidindo aos poucos. E também quero ver como o bebé se adapta aos vários tipos de fraldas reutilizáveis existentes.

Para as minhas decisões muito me têm ajudado os grupos do facebook: Fraldas Reutilizáveis e Fraldólicas Anónimas.

Para convencer o meu namorado levei-o à loja física Ecologicalkids no Parque das Nações, embora não tenha comprado nenhuma fralda por lá, tenho de lá voltar para comprar umas coisinhas que me encheram os olhos. Aí maldito consumismo ecológico.

Até agora as fraldas que comprei foram na loja online Eco Rabinhos e na loja Miminhos da Maria (esta fui à sede da loja onde fui recebida pela dona da loja, Inês Crespo que me explicou tudo e foi super simpática).

Que eu saiba fraldas reutilizáveis feitas em Portugal temos a marca Mita (destas tenho umas pré-dobradas, mas não me parece um sistema muito fácil) e a Fluffy Diapers (ando a namorar umas fraldas ajustadas de cânhamo, mas de momento não estão disponíveis). E conheço também este blogue Nuvens de Pano no qual podemos fazer encomendas personalizadas. É capaz de haver bem mais marcas portugueses a fazer fraldas reutilizáveis, sobretudo de forma artesanal, mas que me lembre só conheço estas.

Para quem sabe costurar bem, uma solução é fazer as suas próprias fraldas e/ou capas. Neste grupo do facebook Costura Fraldas Reutilizáveis Portugal costumam partilhar muitas ideias interessantes. Este grupo fascina-me porque há quem faça, quer com tecidos novos, quer com tecidos reutilizados, fraldas e capas lindíssimas. Pena que eu não saiba costurar decentemente, mas ainda quero fazer algumas toalhitas. Sim porque além de me ter decidido a utilizar fraldas reutilizáveis, também decidi não usar toalhitas descartáveis, uma toalhita ou seja um paninho humedecido parece-me o ideal para o bebé que acabou de nascer.

Um bebé natural, saudável e sustentável.

Quando tiver o meu stock de fraldas hei-de postar umas fotografias e mais tarde espero contar as minhas experiências positivas (espero que sejam sobretudo experiências positivas).

Para quem tiver dúvidas e interesse neste tema aconselho a irem aos grupos do facebook que referi, bem como aos sites das lojas online. E a procurarem pessoas que tenham usado estas fraldas, daqui a uns tempos espero ser útil neste sentido.


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...