terça-feira, 11 de agosto de 2015

Sabonetes

O dia em que eu tomei a decisão de deixar de usar gel de banho e passei a usar o velhinho sabonete foi há uns 4 anos. Digo isto porque acho que foi quando fui morar com o meu namorado. Acho que nunca chegamos a comprar gel de banho.

Mas que isto tem a ver com ecologia e redução do lixo?

O sabonete no seu estado sólido é muito mais concentrado, a pessoa facilmente usa apenas a quantidade necessária, enquanto que o gel de banho tem mais tendência a ser usado de forma abusiva. Há quem já me tenha dito que o gel de banho lava melhor porque faz mais espuma, mas a espuma em todos os detergentes não significa que esteja a lavar melhor... isto aprendi num workshop que fiz sobre sabonetes caseiros... a espuma é dada ao produto por um ingrediente específico, o Lauril, que tem mesmo essa finalidade, a de nos enganar. Além disso, o Lauril segundo se consta é cancerígeno, bem ele está presente em todos os detergentes, sabonetes sólidos e líquidos, bem como na pasta de dentes. Claro que há produtos isentos de Lauril, eu prefiro nem pensar muito nisso senão dou em louca, mas tenho consciência que o gel de banho costuma ter maior percentagem de Lauril que o sabonete sólido.

Também já me disseram que o sabonete não deixa a pele tão suave, penso que depende do sabonete, quando sinto a pele mais seca costumo usar óleo de amêndoas doces para a hidratar... bem agora que estou grávida uso creme próprio anti-estrias com óleo de amêndoas doces (por acaso adoro). Mas relativamente à pele, mal uso cremes e sinto a pele suave. Acho que se deve a ter cuidado com o Sol, tenho sempre protector (factor superior a 30), não uso maquilhagem, não fumo, não bebo álcool (abuso é nos doces) e a pele mantém-se jovem. A pele é um órgão que reflecte como está o nosso organismo, logo deve ser tratado desde o nosso interior, mas isso é outra conversa.

Por outro lado, a maioria dos sabonetes vem apenas envolto num papel... não numa embalagem de plástico. O papel é mais fácil de reciclar, caso seja perdido na natureza consegue-se degradar... o plástico é o pior material de todas as embalagens, difícil de reciclar e feito a partir de matéria-prima não renovável, o malfadado petróleo. No meu entender, o plástico devia ser sobretudo utilizado em bens de longa duração e não neste tipo de bens. Por isso, não acho que se deva acabar com o plástico, mas a sua utilização em massa devia ser repensada. Logo esta foi um dos principais motivos para banir a compra de gel de banho da minha vida.

Imagem retirada de http://aprimorosacoleccao.blogspot.pt/2013/12/feno-de-portugal.html
Assim rendi-me aos sabonetes, mas bem eventualmente uso gel de banho. Nomeadamente quando vou à casa de alguém, como por exemplo dos meus sogros e uso o que está lá pela casa de banho... e uso quando vou viajar para algum sítio, tenho uma tia que vende produtos oriflame e dá-me frascos pequenos de gel de banho, os quais são ideais para levar numa mala de viagem. Sim em caso de viagens, o sabonete é mais chato, embora haja aquela caixinhas próprias. Peco nessas alturas, bem eu não nunca o compro, mas eventualmente uso-o.


Relativamente ao sabonete que costumo usar, não tenho nenhum que prefira, vou usando vários, aliás adoro comprar sabonetes diferentes. E não, não compro sabonetes biológicos, nem ecológicos, pelo menos de forma regular (o preço de grande parte destes produtos não me fascina muito). Ultimamente tenho comprado o Feno de Portugal, gosto do sabonete em si, o qual já nem sei se é feito cá (bem o código de barras é 560, por isso em princípio deve ser) e acho que me relembra os tempos de infância, usar aquele sabonete verde dá-me uma certa nostalgia.

Agora por uma questão de curiosidade fui ver os ingredientes do Feno de Portugal e não aparece o Lauril (Lauriléter Sulfato de Sódio), pelo menos com este nome. Mas espreitei os shampoo e a pasta de dentes e é logo o segundo produto que se encontra em maior quantidade, talvez devesse repensar os produtos que uso. Todavia aparecem no Feno, uma quantidade de ingredientes que não tenho bem a certeza do que são e dos seus efeitos. Por isso, acho que nem vale a pena pensar muito sobre os ingredientes em si, pelo menos não de uma forma sistemática, mesmo com os problemas que podem trazer para a saúde e para a natureza. Por enquanto, fico-me pela eliminação embalagens de plástico de gel de banho da minha vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...