quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Do velho ao novo, uma capa para a tábua de engomar

Há alguns anos atrás, a minha mãe fez uma capa para a tábua de engomar, talvez há uns 5 anos. Nunca tinha pensado que as pessoas podiam fazer capas para tábuas de engomar, pois parece mais fácil ir a um supermercado e comprar uma. No entanto, a verdade é que podemos fazer tudo, mesmo as coisas não ficando iguais às que se compram, o efeito não é muito diferente.

Basicamente a capa dela era composta por 3 partes: um lençol de flanela por baixo dobrado, uma toalha turca cortada em cima com a forma da tábua de engomar e uma capa propriamente dita feita com um lençol velho de tecido de Verão, o qual prendia tudo com uns elásticos.

Esta foi a capa que eu usei nos últimos anos, mas começou a romper, sem contar que já estava demasiado queimada em algumas partes. Seria, portanto altura de mudar a capa ou seja de comprar uma nova... ou então fazer uma, a verdade é que lençóis e toalhas velhas não me faltam. Não custava nada tentar, portanto, embora eu não saiba coser à máquina não havia de ser uma tarefa assim tão complicada. Muni-me, desta forma, de uma velha toalha de praia e de um velho lençol de flanela que estavam destinados a ser entregues na H&M (já falei da iniciativa nesta postagem: Roupa o que lhe fazer) e mãos à obra. Como não percebo nada de costura e ainda menos da máquina que tenho a pedal com mais de 30 anos, levei uma eternidade para a pôr a trabalhar, mais tempo que a fazer a dita capa.

Vantagens de ter feito a minha própria capa:
- Reaproveitei tecidos que tinha cá em casa, dado-lhe uma nova vida;
- Menos tecido que foi entregue para ser reciclado ou algo idêntico;
- Menos um produto comprado, menos uma embalagem gasta e desperdiçada.

Não falo da poupança de dinheiro, porque como vi depois, há no mercado capas ridiculamente baratas, provavelmente importadas da China ou algo idêntico.

Assim cortei a toalha da praia e o lençol com a forma da tábua de engomar, cosi os dois um ao outro (depois cheguei à conclusão que devia ter feito bainha, mas não fiz, a próxima já há-de ficar melhor). E depois cosi um género de atilhos feitos com o mesmo tecido que seguram a capa pela parte inferior. E pronto, está um bocadinho "patusca", quero dizer um bocado, bastante, pouco profissional. Mas bem para quem nunca tinha costurado nada na máquina de costura, nem sequer sabia como funcionava, acho que não foi mau de todo, além disso a capa cumpre a sua função. E eu fiz bastante exercício físico, sempre a dar ao pedal.


Imagem própria
Imagem própria





E assim ficou o resultado final, já na tábua:


Imagem própria

Não tenho é a certeza se vai durar muito ou pouco tempo, mas por enquanto cumpre a sua função. Debaixo da capa deixei na mesma o lençol de flanela que lá estava, porque ainda se encontrava em bom estado.

Relativamente aos bocados de tecido sobrantes da toalha de praia e do lençol que usei para fazer esta capa, bem como a antiga capa já meia rota, já foram entregues na campanha da H&M. Agora é esperar que sejam transformados em alguma coisa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...