quinta-feira, 16 de junho de 2016

Pague com trocos pelo ambiente

Ultimamente tenho tido um grande problema na minha loja, a falta de moedas de um euro e de dez cêntimos. De repente, nós que estávamos acostumados a ter bastantes moedas, deixámos de ter, os nossos clientes começaram a pagar mais com notas do que era costume. No nosso caso, embora isso nos poupe a chatice de contar moedas para depositar, tem dois factores negativos: a falta de trocos nas máquinas podem fazer com que deixemos de vender alguns produtos; a dificuldade arranjar dinheiro em moedas, mesmo pedindo no banco, eles não têm assim tantas moedas para todos os comerciantes que precisam.

Mas porque nos faltam tantas moedas? É simples, se num dia dez pessoas forem com notas de dez euros comprar um produto de um euro, só nessas dez pessoas vamos dar noventa moedas de um euro de troco. Sim, noventa moedas não é brincadeira.

Mas afinal o que tem isto a ver com ambiente? Tem mais do que parece. Quando li o livro Dormir nú é ecológico, uma das medidas da autora era pagar com dinheiro trocado sempre que possível. Facilitar o troco e não acumular moedas, faz com que existam mais moedas em circulação efectiva e, por isso, a necessidade de cunhar nova moeda é menor. Logo, ao cunhar menos moeda poupa-se recursos e energia. Na altura, não pensei muito na profundidade desta medida, mas também já sou ecológica neste aspecto. A realidade é que sou daquelas pessoas que paga sempre trocado (a não ser que não tenha) e antes de me pedirem para facilitar o troco já eu estou a procura de um, dois ou sete cêntimos.

Todavia, sei que há quem nunca tenha cêntimos para facilitar o troco porque todos os dias tira essas moedas da carteira para não andar pesado. Nunca entendi esta ideia, mas tenho uma amiga e uma tia que fazem isso, o que me tem dado muito jeito, pois são duas boas fornecedoras de moedas de dez cêntimos. Mas nem quero imaginar a imensidão de moedas de um e dois cêntimos que têm em casa.

No fundo, a questão é a seguinte, um determinado país (ou a zona euro, por exemplo) pode ter x moedas em circulação, mas as moedas em circulação efectiva são num número muito menor, por isso faltam moedas, as quais existem, mas acumuladas por aí. Claro que as moedas que não circulam são sobretudo as de pequeno valor.

Sobre a questão ambiental associada a isto podem ler esta publicação que talvez explique a questão melhor do que eu fiz. A acumulação de moedas por parte de pessoas comuns também tem criado problemas em diversos países, como por exemplo no Brasil, onde a crise de trocos foi realmente intensa como se pode ver aqui e aqui. Na realidade, o país foi obrigado a produzir mais moedas, não porque haja poucas, mas porque estas não circulam, o que faz com que não cumpram a sua função. O que cria problemas para quem compra que não quer ficar sem o seu troco e problemas para o comerciante que não consegue arranjar trocos. Por isso, existe a necessidade de produzir moeda e gastar recursos que no fundo são desnecessários. E não sei se a produção de moeda sem necessidade efectiva se cria problemas económicos, tipo inflação ou assim, alguém que perceba de economia que me explique. Mas obviamente que além da questão dos recursos gastos a nível ambiental, existe ainda a questão do dinheiro que o estado gasta na produção de moeda, dinheiro de todos os contribuintes que podia ser canalizado para outros sectores.


Imagem retirada de http://karicatiras.blogspot.pt/2012/01/9-troco-em-bala.html


Por isso, já sabem facilitem sempre o troco, pelo comerciante e pelo ambiente. Mas bem, o problema também são os mealheiros, afinal quem não tem um? Eu tenho, mas estou sempre a ir tirar moedas de lá e troco por notas. Mas o Luís também tem um mealheiro do Montepio, daquelas que só se abrem no banco, já está cheio, amanhã vamos ao banco abri-lo. Ena, ena, mais moedas pequenas em circulação.

Digam lá se os mealheiros não são super fofinhos? O do Luís é azul.

Imagem retirada de http://ei.montepio.pt/es-jovem-o-montepio-complementa-tua-poupanca/

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...