domingo, 19 de junho de 2016

O rapaz verde - sugestão de leitura juvenil

Agora que os mais miúdos estão de férias, gostaria de fazer uma sugestão de leitura para crianças a partir dos 7/8 anos, se bem que eu li este livro já tinha 25 anos.

O rapaz verde é um livro do brasileiro Toni Brandão que conta a história de Pedro, um rapaz ecológico sem ser chato (nestas alturas penso como eu sou chata) que se apaixonada por uma rapariga antiecológica. No fundo, este é um livro juvenil como tantos outros, mas com a vantagem que as histórias de amores e desamores, de integração e desintegração dos jovens estão povoadas de aspectos ecológicos.

Tive contacto com este livro porque ganhei um exemplar num passatempo da Fugas em 2011. Já agora, a procurar nos meus emails antigos encontrei o texto com que ganhei o livro, a pergunta devia ser qualquer coisa como se eu fosse o Pedro onde é que levava a rapariga antiecológica para se que tornasse mais sustentável e o meu texto foi:

"Se eu fosse o Pedro levava-a a conhecer a Serra da Arrábida, assim a menina antiecológica podia apreciar a beleza da única serra portuguesa que mantém vegetação mediterrânea e ver a beleza do azul do mar. Ao mesmo tempo, o Pedro podia-lhe mostrar a destruição que existe, as pedreiras, talvez a menina antiecológica visse como a destruição da natureza tira o que de mais belo há no mundo."

Por isso aqui fica a dica, se têm filhos que gostam de ler, deem uma leitura verde neste Verão.

Imagem retirada de http://blogues.publico.pt/letrapequena/2011/05/31/garoto-verde-agora-e-rapaz-verde/

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...