quarta-feira, 18 de maio de 2016

Made in Thailand

No outro dia fui a uma mercearia aqui perto de casa comprar a minha querida Pasta Couto, sem flúor e outras porcarias (quase há um ano que apenas uso Pasta Couto, ver aqui, eventualmente já usei de outras em contextos muito específicos). O meu marido é ao contrário, só usa a Pasta Couto em contextos específicos e, por isso, continua a contaminar-se de Colgate. Mas fui à mercearia e ele já me tinha pedido para comprar pasta Colgate que ia lá estar em promoção. Assim fiz, mas quando estava a pagar saltou-me logo à vista que na caixa além da descrição do produto estar em inglês, francês e português, também estava escrita em árabe.

Vim para casa e lá está, a pasta é fabricada na Tailândia para o mercado africano. Nada contra a Tailândia (até tenho um marcador de livros que uma amiga me trouxe de lá, feito a partir de fezes de elefantes que é muito giro e ecológico), mas importar pasta de dentes da Tailândia não me parece nada sustentável.

Entretanto, andava a pesquisar sobre pasta de dentes feitas na Tailândia e descobri que há uns anos havia pasta de dentes da Colgate contrafeitas a vender em algumas lojas em Portugal, podem ver aqui. Fiquei curiosa, será que esta seria contrafeita? Contactei a Colgate com a minha dúvida, disseram-me que provavelmente era pasta de dentes feita para outros mercados e não para Portugal (olha a novidade), mas para eu lhes enviar a pasta (se não acham que seja contrafeita porque lhes hei-de enviar a pasta, importar pasta de dentes não é proibido). Neste momento, estou à espera que me respondam ao email em que perguntei porque lhes hei-de enviar a pasta, se acham que não é contrafeita.


Imagem retirada de https://www.peeks.co.uk/thailand

A minha questão é: como é possível que uma pasta de dentes Colgate feita na Tailândia seja mais barata que a pasta de dentes da mesma marca feita para o mercado nacional, a qual não sei se é feita em Portugal ou Espanha. Isto, além de aspectos relacionados com custo de mão-de-obras, também está relacionado com taxas e coisas para mim imperceptíveis de exportações e importações. Uma vez um amigo explicava-me que Portugal ganha mais em importar determinado produto e exportar um produto semelhante, porque os impostos funcionam de forma diferente. Mas e os custos ambientais associados a tanta importação e exportação, isso alguém contabiliza?

E não é só nas pastas de dentes e em produtos fabricados em países com mão-de-obra mais barata. Na minha loja costumamos ir às compras a um armazém de chocolates, onde o Kinder Bueno nacional é mais caro que o Kinder Bueno inglês. Da mesma forma que sei que há cafés e restaurantes que vendem Coca-Cola embalada em países do leste europeu porque é mais barata que a Coca-Cola embalada em Palmela. Para mim isto não tem explicação.

Por estas e por outras, Pasta Couto continua a ser a minha favorita, o meu marido diz que é produzida por "gunas" do Porto. Já lhe disse: "Antes gunas do Porto que gunas da Tailândia". Eu não sei bem o que significa "guna", cá em baixo não se usa esse termo ou então sou eu que não uso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...