quinta-feira, 19 de maio de 2016

Girassois

Ando constantemente numa guerra com o meu pai, ele infelizmente gosta de carros, peças, materiais, tralha, ferro-velho. E diga-se que não tem muito cuidado onde os deixa, vai tendo mais porque eu ando sempre a alertá-lo, mas não é suficiente. Já lhe expliquei que ter estas coisas perto da horta não são uma grande ideia, mas o que se há-de fazer?

A minha solução, além de tirar todo o lixo que por lá encontro e de estar sempre a falar-lhe dos problemas ambientais, é semear girassóis. Aliás, já tinha abordado anteriormente esta ideia de semear girassóis nesta publicação. Mas a verdade é que o ano passado não os cheguei a semear.

Mas este ano decidi semeá-los de outra forma, em vez de fazer um canteiro, quero fazer uma espécie de cortina de girassois que separe a área da tralha do meu pai da área da horta. Já comecei a semear, vamos ver se nasce alguma coisa.

Pela minha lógica e embora eu não entenda nada de química, acredito que possam existir alguns metais pesados pelo quintal (eu já fazia era umas análises ao solo). Podem conhecer melhor os metais pesados e os seus perigos aqui. E quem diz metais pesados, diz também outro tipo de contaminantes. A verdade é que temos sempre a ideia que aquilo que vem da agricultura tradicional é sempre melhor, mas não é bem assim, convém saber onde são as hortas e quais as potenciais fontes de contaminação existentes, vejam esta notícia. É verdade que aqui a horta e o quintal não estão mesmo à beira da estrada, mas existe o meu pai e as suas manias da mecânica.

Isto tudo para dizer que os girassois absorvem bem os metais pesados, por isso são óptimos para limpar os terrenos. Aliás, os girassois absorvem variados contaminantes, como por exemplo os radioactivos, de tal forma que têm sido utilizados na remediação de solos com contaminação radioactiva, casos como o de Chernobyl ou mais recentemente de Fukushima. Todavia, existe um problema, os girassois absorvem a contaminação por metais pesados, mas não a metabolizam. Aliás, segundo percebo os metais pesados não se metabolizam facilmente (pelo que percebi apenas algumas bactérias os metabolizam, corrijam-me se eu estiver enganada), o que significa que são bioacumuláveis na maior parte dos organismos (é por isto que há os problemas das ameijoas no Tejo). Por estes motivos, os girassois que são usados verdadeiramente para fitorremediação, não são aproveitados para mais nada a nível agro-industrial, uma vez que a sua flor e consequentemente as suas sementes estão contaminadas.

O que significa que se realmente o meu quintal tiver metais pesados, eu apenas estarei a mudá-los de localização com os girassois. Bem mas sempre é melhor que os metais pesados fiquem nos girassois do que nas couves e nas alfaces. Pode ser que alguma dessas bactérias maravilhosas apareçam e metabolizem alguma coisa aqui no quintal.

Seja como for, além de absorverem contaminantes, eu adoro girassois, logo é sempre vantojoso que eles cresçam no quintal. Alegram o quintal e alegram a vida.

Um dos meus girassois de há uns anos
Imagem própria

Vários dos meus girassois
Imagem própria




Eu prefiro os girassois gigantes, não gosto tanto dos girassois de jardim.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...