quarta-feira, 4 de maio de 2016

Glifosato: assine a petição

As notícias sobre o herbicida glifosato têm andado na ordem do dia. Já anteriormente tinha falado deste herbicida na publicação As sementes, os herbicidas e as multinacionais. Onde referi alguns dos problemas associados ao glifosato, o qual é mais conhecido pelo nome Roundup (nome do glifosato da marca Monsanto).

O glifosato é potencialmente cancerígeno e está em todo o lado. É usado nas grandes explorações agrícolas, nas pequenas, pelos agricultores de fim-de-semana, pelas autarquias para controlo das ervas daninhas, etc, etc. Ou seja, está em todo o lado, nomeadamente na nossa alimentação. O que veio agora a ser confirmado por análises que foram feitas a 26 voluntários portugueses (li esta informação na publicação Glifosato: o herbicida que contamina Portugal no blogue Sustentabilidade é acção). Em todos os voluntários foram detectados níveis elevados de glisofato na urina. Podem-me dizer que 26 pessoas não é uma amostra fidedigna, é provável, mas acredito que espelhe bem a realidade. Afinal, fruta, vegetais, cereais todos estão em maior ou menor escala em contacto com este herbicida. E para quem acha que a comer carne ou peixe está livre dele, lembrem-se do que se alimentam os animais.

Imagem retirada de http://sustentabilidadenaoepalavraeaccao.blogspot.pt/2016/04/glifosato-o-herbicida-que-contamina.html


O glifosato é considerado potencialmente cancerígeno, tal como outros produtos como o tabaco ou a carne vermelha, os quais se consumem livremente sem que ninguém os queira proibir. A diferença reside na nossa consciência sobre o produto, as pessoas sabem que o tabaco faz mal, mas não sabem quais os produtos alimentares que estão contaminados com glifosato. Nem sabem quais os tratamentos feitos pelas câmaras municipais às ruas, caminhos e parques.

Por isto tudo, é importante que este herbicida seja banido. E isto é sobretudo uma decisão política. Já foi discutida e votada recentemente na Assembleia da República, mas parece que a saúde de todos conta menos que os interesses de alguns (se calhar esses só comem vegetais biológicos, pelo menos devem ter dinheiro para isso). Podem ler Parlamento português chumba interdição do glifosato em Portugal. Felizmente em alguns países, já reconheceram a realidade e o perigo deste herbicida, como por exemplo na França (se forem lá já podem comer azedas à vontade), também por cá algumas autarquias locais decidiram deixar de usar este herbicida em espaços públicos. Aqui podem ver quais, fico feliz de Góis onde costumo passar uns dias todos os anos, ser uma delas.



Imagem retirada de http://www.quercus.pt/campanhas/campanhas/autarquias-sem-glifosato/3947-mapa-de-autarquias-sem-herbicidas


Por favor, pelo bem de todos, e muito embora eu nunca tenha a certeza do proveito das petições, faça a sua parte assine a Petição Pública Proibição do Herbicida Glifosato em Portugal.

E já agora fica a imagem.

Imagem retirada de http://www.verdadeestampada.com/2015/07/franca-proibe-os-transgenicos-monsanto.html

2 comentários:

  1. Nunca é demais partilhar informações sobre estes "assassinos" silenciosos que rodeiam e habitam a nossa vida diária, sem muitas vezes sabermos que eles estão lá. Já assinei a petição e irei partilhá-la por todos os meus contactos, pois é mesmo importante que todos saibam o que os rodeiam.
    Parece que finalmente se começou a pôr o dedo na ferida na Televisão Nacional, levando até que o presidente da Câmara de Gaia tenha vindo a público dizer que iam deixar de usar glicosato nas actividades de limpeza de ervas. É este o poder do conhecimento e da informação.
    Vamos ver é o que se irá passar futuramente.
    Bom artigo!
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que nos últimos dias este assunto tem sido abordado, o que é muito bom, talvez faça com que finalmente haja uma atitude por parte do poder político (e aos poucos já tem havido, também vi que o presidente da Câmara de Gaia veio dizer que iam deixar de usar o produto). Acho que nós, enquanto cidadãos comuns podemos fazer pressão e realmente as redes sociais são óptimas para isso :)

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...