quarta-feira, 23 de março de 2016

Cápsulas de café

Na publicação Café e as minhocas falei sobre as borras de café. Cá em casa, embora tenhamos o hábito de ir ao café a seguir ao almoço, tínhamos uma máquina de café expresso, daquelas com manipulo. No entanto, por altura de Natal e sem perguntarem a minha opinião, decidiram comprar uma máquina de café de cápsulas. Neste caso, começamos a ter mais um resíduo, não em grande quantidade porque a maior parte dos cafés que bebemos são fora de casa, mas em alguma quantidade.

As cápsulas de café, por lei, não são considerados resíduos de embalagens (podem ler aqui), motivo pelo qual não devem ser colocadas no ecoponto amarelo, uma vez que o mais provável é que não sejam reencaminhadas para o sítio correcto. A máquina cá de casa é uma Delta Q, esta marca tem recolha própria, no entanto tem poucos locais disponíveis para o fazer. No meu caso, o local mais perto seria a loja da Delta na Avenida da Liberdade em Lisboa. O que neste momento está fora de questão, ir à Avenida da Liberdade para depositar cápsulas de café.

Todavia, reparei que no Pingo Doce (penso que só em algumas lojas) há recolha de cápsulas, não especifica a marca, por isso decidi deixar lá as minhas também. Espero que eles aproveitem, realmente, este resíduo, nas suas duas componentes: o plástico e o café.

Há quem aproveite as cápsulas para fazer artesanato, nesse caso acho que as da Nespresso são bem mais bonitas que as da Delta Q. Bem seja como for, para fazer artesanato ou pondo-as no sítio correcto, o que devemos evitar é mesmo pô-las no lixo indiferenciado ou mesmo no ecoponto amarelo. De qualquer das formas, acho que o melhor continuar a ser ir beber café a um estabelecimento comercial, se pensarmos bem: não é muito mais caro; confraternizamos; apanhamos ar; e os cafés gastam embalagens de 1kg de café, logo usamos muito menos embalagens.

Imagem retirada de http://helpthewildbewild.tumblr.com/post/126108518999/the-environmental-tragedy-behind-your-keurig
Se quiserem ler mais sobre o elevado impacto deste tipo de resíduo para o planeta, vejam isto. Aqui explica que é um resíduo difícil de reciclar devido ao seu tamanho, o que significa que mesmo pondo-o no sítio correcto, o processo de reciclagem não é dos mais fáceis. E depois, existe o grande problema da maior parte das pessoas não o pôr o sítio adequado.

Para terminar, gostaria de partilhar convosco esta notícia que li há algum tempo, Inventou cápsulas de café, mas arrependeu-se. Prejudicam o ambiente. É de facto, muito curioso, uma boa invenção para muita gente, é para o seu inventor, uma má invenção.

Por isso, toca a beber café de máquinas sem cápsulas, toca a ir esticar as pernas até ao café mais próximo, ou então, deixem de beber café. Vá, de vez em quando, podemos usar uma cápsula, mas pouco.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...