quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Toalhitas de bebé reutilizáveis - balanço ecológico positivo

Ao contrário das fraldas de pano, as toalhitas têm sido um sucesso. Vamos ver, no fundo, toalhitas reutilizáveis não passam de tecido com que limpamos o rabiosque do bebé, não há grande ciência na coisa. Simples e prático.

Já tinha referido que ia utilizar de toalhitas de pano (nesta postagem), depois das primeiras que comprei e das que fiz, o meu sogro comprou a um fornecedor do hospital, onde ele trabalha, umas 60 toalhinhas pequenas e depois disso já me comprou mais umas 40. O que significa que neste momento tenho uma imensidão de toalhitas. As toalhitas de pano são muito práticas e mais saudáveis para o bebé. Quando estive no hospital usei toalhitas descartáveis da Dodot, mas quando saí do hospital, o meu bebé assou logo (talvez pela mudança da minha alimentação) e na farmácia disseram-me logo para não usar toalhitas descartáveis. Se eu já estava convencida que seria melhor utilizar o pano, o meu marido ficou logo convencido também e cá em casa toalhitas descartáveis não se usam. Há quem molhe as toalhitas numa mistura de água e óleo essencial, eu molho simplesmente em água. Em casa tenho dois muda fraldas, um na casa de banho, nesse caso molho na torneira, outro no meu quarto, aí molho com um borrifador.

Quando estou fora de casa levo toalhitas de pano, mas também levo descartáveis e depois uso uma ou outra coisa conforme as condições do local. Mas bem, diga-se passagem que até hoje, fora de casa, ainda só mudei a fralda do Luís nos consultórios médicos. Mas estamos a preparar-nos para ir passar o fim-de-semana fora, a casa de familiares, e vou levar muitas de pano.

Imagem própria

Na imagem acima estão as toalhitas que uso em dois ou três dias. Depois de usadas guardo-as juntamente com as fraldas de pano sujas num saco impermeável. Lavo mais ou menos a cada três dias.

Como agora é Inverno e tenho sempre os estendais cheios, seco as toalhitas na máquina e depois já não passo a ferro. Sim porque se as secar no estendal tenho de as passar a ferro, tenho paranoia com bicharocos em coisas que vão limpar o rabinho do Luís.

Embora quando saiu de casa também leve toalhitas descartáveis, sei que posso usar sempre de pano. Bastaria levar sempre uma garrafa com água. Como é que acham que a minha mãe me mudava a fralda há 30 anos? Sim, ela nunca usou nada descartável e qualquer sítio era bom para mudar a fralda. E a Sónia de rabinho ao léu.

Eu, a minha mãe e a minha avó em 1987 (provavelmente)
Imagem própria


2 comentários:

  1. Adorei a foto da muda da fralda na relva ;) eheh. Também levo descartáveis quando saímos, mas geralmente continuo a utilizar as de pano. Reutilizei uma embalagem borrifadora pequena que estava na casa da minha mãe (acho que era daquelas coisas de água mineral para borrifar no verão).

    ResponderEliminar
  2. Eu não ando com o borrifador porque a primeira vez que saí com ele, consegui molhar todo o conteúdo da mala :P Mas ontem usei uma garrafa de água.

    Eu também adoro esta foto :D

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...