quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

O lixo perdido no Monte da Caparica, Almada

Há uns meses atrás escrevi uma publicação intitulada O lixo voador onde contei a história de uma embalagem de chipicao que veio aqui parar à minha porta, há uns dias veio cá para uma embalagem de croissants da auchan. Pronto, já foi para o ecoponto correcto.

Mas o problema tem todo uma origem. A qual se situa no mercado municipal do sítio onde vivo, não digo que os plásticos tenham todos esta origem, mas a maioria sim. Por este motivo decidi há cerca de uma semana enviar um email à Câmara Municipal de Almada, onde explico a minha posição e desilusão com este assunto. Por enquanto continuo a aguardar uma resposta, confesso que não tenho certeza se enviei para o departamento correcto, enviei para o que me pareceu mais adequado, mas penso que dentro da Câmara comuniquem entre si. Se não for competência da Câmara também acho que deveriam dar-me uma resposta. De qualquer forma, vou aqui transcrever o email que enviei:

"Boa tarde

Sou residente no concelho de Almada, mais propriamente na vila do Monte de Caparica, freguesia de Caparica. Há um longo tempo que há uma situação que muito me desgosta, junto ao mercado municipal do Monte da Caparica. Neste local existe uma quinta, propriedade privada onde todos os anos fazem a festa popular local, para a qual estão sempre a voar plásticos vindos do mercado. Embora essa quinta seja propriedade privada, a sujidade que nela se acumula tem origem no mercado, não sei se por falta de limpeza, falta de contentores ou por preguiça dos vendedores. Mas a realidade é que o lixo todos os dias voa para lá, acumulando-se meses consecutivos. Até voar para outro sítio, nomeadamente para a Rua dos Trabalhadores Rurais ou para a travessa onde se situam os CTT. Deixo aqui algumas fotografias de lixo que permanece semana após semana nesta área.

Se a limpeza desta área pertence à junta de freguesia, câmara municipal ou privados não sei. Mas sei que é uma vergonha e um problema ambiental e estético. Por este motivo acho que deviam ter atenção a este problema.

Cumprimentos
Sónia Martins"

Sei que a Câmara Municipal tem diversas boas iniciativas a nível ambiental, mas às vezes não é necessário fazer coisas fantásticas, limpar já é um óptimo começo ou obrigar os responsáveis a limpar. O email foi acompanhado das fotografias que se seguem.


Imagem própria

Imagem própria

Imagem própria

Imagem própria

Imagem própria
Imagem própria


1 comentário:

  1. Se é que vale de alguma coisa, aceite o meu apoio e solidariedade . Habito também na freguesia, mais precisamente no sítio de Alcaniça. Nasci no lugar da Granja. É comum assistir-se, não só na nossa freguesia, ao desmazelo e incúria, no que se prende pelo respeito público dos espaços que fruímos, como, também, é comum o silêncio dos órgãos executivos das autarquias , quando lhe são reportados este tipo de problemas, que aquelas, de algum modo, podem - para isso têm competência - administrar e resolver. A participação cívica é como que "filtrada" em função da adesivagem ou falta dela, a uma determinada corrente político-partidária, como se a civilidade não fosse um imperativo superior, como se fosse alguma coisa susceptível de ser alienada em função da partidarite torpe e soez.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...