terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Croquetes e o desperdício zero

Desde pequena que fui habituada a comer restos. Aliás cá em casa há muitos dias que o jantar ou o almoço são restos, nesse dia fica o frigorífico limpo. Há comidas que de um dia para o outro são melhores e outras que ficam sem graça. Para estas é necessário imaginação. Mas inevitavelmente há sempre algum restinho que não se aproveita. No nosso caso não vai para o lixo, o meu cão e as galinhas agradecem sempre, a gata é mais esquisita. De qualquer modo, mesmo eles comendo restos não é essa a base das suas alimentações, é a excepção, não a regra, por isso o lema deve ser reaproveitar para nós.

Assim, há coisas que comemos tais como cozinhámos ao início e outras aproveitamos para novos pratos. Quando falamos de restos de carne, por exemplo frango assado, reaproveitamos para umas tostas de frango, uma massa ou uma pasta. Mas quando sobra muita carne é preciso outras soluções, uma boa solução é empadão, mas isso terá de ser para se comer na altura, se for para comer mais tarde, uma óptima solução é fazer croquetes.

E assim, o cozinheiro cá de casa decidiu há uns tempos fazer croquetes, com restos de carne de cozido à portuguesa, resto de carne que estavam no frigorífico que não me lembro de quê e mais dois hambúrgueres que não tínhamos chegado a cozinhas. Não vos vou dar a receita porque não fui eu que os fiz, mas ele viu a receita na internet, por isso facilmente a encontram. Assim, os croquetes que foram feitos e congelados ainda antes do Natal, foram o nosso almoço no Domingo passado. Uma forma de reaproveitar os alimentos para serem consumidos mais tarde. E digo que os croquetes estavam óptimos, o meu marido diz que não custa a fazer, dão é um bocadinho de trabalho.

Mas é melhor fazermos assim, a reaproveitar restos, do que comprar croquetes já feitos, se bem que eu só compro estas coisas a pessoas que conheço, economia paralela.

Imagem própria

Relativamente ao facto de eu comer carne, já falei disso no blogue, aqui e aqui.

Além de reaproveitar restos de carne, também podemos reaproveitar legumes cozidos para o puré da sopa, cá em casa sobram sempre batatas cozidas, por exemplo. E claro pão duro dá sempre para uma bela açorda.



1 comentário:

  1. É isso mesmo, nada se desperdiça! ;) Fico piursa quando deixo esquecer alguma coisa no frigorífico e tem que ir para o lixo!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...