domingo, 22 de novembro de 2015

Produtos de limpeza: o que sei e o que não faço

Tal como os Produtos de higiene e cosmética, também os produtos de limpeza estão cheios de químicos que fazem mal ao ambiente e à nossa saúde. Com um problema adicional, se repararem nas etiquetas destes produtos quase nunca consta a composição dos mesmos (a não ser que sejam altamente perigosos). O que torna muito mais difícil para nós, simples consumidores, termos ideia do que estamos a utilizar.

Mas se é verdade que já me fui rendendo aos produtos de higiene ecológicos, o mesmo ainda não aconteceu relativamente aos produtos de limpeza. E porquê? Sobretudo por causa do preço. É a grande realidade. Embora também seja verdade que cada vez encontramos produtos de limpeza amigos do ambiente mais em conta.

Assim continuo a utilizar os produtos comuns, com excepção do detergente de loiça que por vezes compro ecológico e de outra excepção que vou referir mais à frente.

Os produtos comuns a nível ambiental são prejudiciais sobretudo para a água, uma vez que a contaminam. Como já referi noutras publicações, mesmo com o tratamento das águas residuais nas ETAR, a água devolvida ao ambiente natural pode ter sempre vestígios destes produtos. No entanto, como sabemos nem toda a água é tratada, quer porque nem todos os sítios estão ligados a esgotos, quer porque nem todos os esgotos estão ligados a ETAR e, ainda, porque podem sempre haver perdas pelo meio.

Ao serem prejudicarem a qualidade da água vão também ser danosos para os animais, por exemplo as gaivotas. Mas as gaivotas voam!? Sim, mas também mergulham. Mas como não sei explicar bem o efeito, embora o compreenda, prefiro remeter para Sabões, detergentes e seus impactos no meio ambiente do blogue brasileiro eCycle.

A utilização destes produtos também prejudicam a qualidade do ar, o que é agravado com a mistura de alguns produtos de forma errada. O que acaba por nos prejudicar a nós e aos outros seres vivos. Por este motivo também é importante que tenhamos plantas em casa que equilibrem a qualidade do ar como referi em Plantas - purificadoras do ar.

Desta forma e como não conhecemos a composição química dos produtos (mesmo que eu conhecesse, não entendia) temos de ter cuidado com a mistura indiscriminada destes. E também com o seu o aquecimento, uma vez que podemos estar a potenciar a libertação de gases, prejudicando o ambiente.

Assim, o que podemos fazer para diminuir os estragos que estes produtos fazem ao ambiente e à nossa saúde? Na minha opinião podemos:

  • Utilizar menos produtos: embora todos os dias apareçam produtos milagrosos, não precisamos de um produto de limpeza diferente para todos os cantos da casa, se calhar dois ou três produtos são suficientes. Desta forma, não há o perigo de os misturarmos, podendo causar reacções estranhas e pelo menos diminuímos o consumo desenfreado de embalagens (não vale a pena comprar um produto específico que só vamos utilizar uma vez);
  • Utilizar produtos naturais: muitas vezes podemos utilizar apenas produtos naturais como o vinagre, limão ou bicabornato de sódio. Já experimentaram limpar o fogão com vinagre e bicabornato de sódio? Sai a gordura toda, mas cuidado que a mistura dos dois faz reacção. E fica um bocadinho a cheirar a vinagre. Outra coisa que podemos fazer com vinagre é limpar a caldeira do ferro de engomar, funciona, o calcário desaparece. E há muitas outras coisas, a internet está cheia de soluções;
  • Utilizar as quantidades certas: esta medida ajuda o ambiente e as nossas finanças, a sobredosagem acho que é um problema comum para muita gente. Vejo muito isso nas lavagens de roupa, leiam os rótulos, não vale a pena usar muita quantidade de detergente. Muita espuma não significa bem lavado;
  • Não limpar em demasia: esta é boa para pessoas como eu que não gostam de limpar, mas a sério, é necessário estar tudo a brilhar? Claro que temos de manter a higiene, mas ambientes demasiado higienizados podem ser prejudiciais, acabam por inibir a produção e acção dos nossos anticorpos e diminuir a nossa resistência às bactérias e vírus. Além disso limpeza não significa um cheiro forte a perfumes artificiais (a mim fazem-me espirrar), limpeza significa que não há sujidade;
  • A água limpa: a ideia que devemos usar produtos de limpeza para tudo faz-nos esquecer que muitas vezes a água por si retira a sujidade, se a bancada da cozinha apenas tem migalhas ou um pingo de qualquer coisa, basta passar com um pano molhado;
  • Usar produtos ecológicos: o que já falei acima e não faço, mas que quero ver se começo a fazer, mesmo que não totalmente de uma forma mais constante.

Mas como eu disse rendi-me a outros produtos ecológicos, nomeadamente detergentes para a roupa do bebé. Não é que os bebés não possam usar os detergentes normais, podem, mas como ainda não sabemos como vai ser a pele do bebé, os primeiros produtos a utilizar devem ser o mais naturais possíveis. E isso quer dizer entre outras coisas produtos sem cheiros artificiais. Adoro estes detergentes que deixa a roupa toda a cheirar a nada, só a lavado. Adoro, de tal forma que volta e meia lá lavo a nossa roupa também com o detergente dos bebés.

Para a roupa de bebé comprei este da L'arbre Vert, basicamente escolhemos um detergente líquido que existe em qualquer supermercado. Os detergentes líquidos na sua generalidade cuidam melhor da roupa no que se refere à manutenção das cores. Enquanto os detergentes em pó são melhores para retirarem sujidade mais profunda.


Imagem retirada de http://www.greenweez.com/l-arbre-vert-lessive-liquide-concentree-pour-bebe-1-5l-p5944

E comprei este para as fraldas, já que vou lavar muito cocozinho. As fraldas devem ser lavadas com detergente em pó porque lava melhor e deixam os tecidos respirarem melhor. Por isso mesmo aconselham a lavar as fraldas com detergentes ecológicos, os quais não têm na sua composição agentes químicos que entupam os poros (pelos mesmo motivos não se devem usar amaciadores). O problema do entupimento dos poros neste tipo de roupa é mau, uma vez que tem de se manter as qualidades de absorção da fralda. Todavia, há quem use detergentes comuns em pó ou líquido para as fraldas e não tenha problemas, talvez apenas exista uma redução da durabilidade da peça.


Imagem retirada de http://www.eco-rabinhos.com/product/bio-d-detergente-em-po-para-roupa-2kg
Bem não estou a dizer que apenas vou utilizar detergentes ecológicos na roupa da criança, nas fraldas em princípio sim, aos poucos vou vendo. Mas sem dúvida que estes dois que experimentei são bastante bons. Agora vamos vendo, mas adoro esta roupinha sem cheiros artificiais. Aliás como diz a enfermeira das minhas aulas de preparação para o parto: "O bebé não deve cheirar a perfume, deve cheirar a bebé, ao seu cheiro".

Em conclusão, acho que devemos utilizar mais produtos ecológicos, mas como nem sempre as nossas finanças permitem, os principais passos é usar menos produtos, usar as quantidades correctas, usar em algumas limpezas fórmulas naturais e compreendermos que limpeza não significa muita espuma e cheiros artificiais. Assim poupamos o ambiente, a nossa saúde e a nossa carteira. Pode ser que até nos sobre mais dinheiro para comprar os produtos ecológicos.

4 comentários:

  1. Olá Sónia! Para a roupa e loiça também uso detergentes ecológicos, mas para outros fins faço os meus próprios detergentes e posso dizer que funcionam!
    Inspirei-me nas receitas deste blog. Experimenta, não perdes nada :)

    http://anossavida.pt/artigos/fa-seus-detergentes-caseiros-poucos-c-ntimos

    Um beijinho e Feliz Ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana pela dica. Infelizmente ou felizmente ultimamente não tenho dito muito tempo livre, mas espero um dia, daqui a uns meses voltar a ter tempo para tentar estas coisas.

      Feliz Ano Novo :)

      Eliminar
  2. As nozes de saponária são interessantes nesta matéria, para quem quiser pesquisar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Magda, obrigada pelo comentário. Devo confessar que já estive várias vezes para comprar, mas ainda não o fiz. Costuma usar? Está satisfeita?

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...