sexta-feira, 20 de novembro de 2015

O meu stock de fraldas reutilizáveis

O meu stock de fraldas reutilizáveis está feito, apenas uns dias antes do bebé nascer, mas está feito. Já tinha referido esta minha escolha na publicação Fraldas reutiliáveis - a minha escolha. Na qual referi os tipos de fraldas, as vantagens e os grupos de facebook que me ajudaram a perceber melhor este mundo.

E assim fui fazendo o meu stock. E aqui está ele preparadinho.

Imagem própria
Adoro vê-las assim todas arrumadinhas. Agora vamos ver é se fiz o investimento certo, tenho um grande receio que não.

Porque basicamente comprei todas do mesmo tipo. Eu sei que devia ter diversificado, mas a verdade é que na teoria, as minha fraldas preferidas são as de Bolso.

Existem vários tipos de fraldas:
  • Planas (musselinas) e pré-dobradas: mais idênticas às antigas têm de ser usadas com capa;
  • Ajustadas e de contorno: uma fralda completa, mas sem impermeável têm de ser usadas com capa;
  • Bolso: fralda com um bolso onde se introduz um ou mais absorventes;
  • Tudo em um: idênticas às de bolso, mas o absorvente está cosido à fralda.
  • Híbridas: estas são as que ainda não entendi muito bem, mas penso que é tipo uma capa com um absorvente próprio que preenche todo o espaço da capa.

Mas que teoricamente me parecem melhor são as de bolso e porquê? São fáceis de pôr, podemos secar a fralda e o absorvente em separado (o absorvente demora mais tempo a secar que a fralda). Mas pelo que percebi algumas pessoas têm bastantes fugas. Mas como eu sou cabeça dura, não consegui resistir às minhas ideias que as de bolso são as melhores, vamos ver senão me arrependo.

Então o meu stock consiste em:


Recém-nascido
  • 8 fraldas híbridas da marca Close (mais 4 absorventes extra);
  • 1 fralda de bolso da marca Alva;
  • 1 fralda de bolso da marca Fuzzibunz.

Estas fraldas não vão dar para todos os dias de recém-nascido, mas não quis investir mais dinheiro nesta fase, porque tenho receio que o bebé nasça bastante grande e as use pouco tempo. Mas pronto, acho que vou ter de usar umas descartáveis também durante os primeiros tempos.



Maiores  

Neste caso são basicamente fraldas de tamanho único, as quais se ajustam através de molas, velcro ou elásticos.

  • 3 fraldas pré-dobradas Mita (estas são de um tamanho intermédio);
  • 2 fraldas ajustadas de bambu Alva;
  • 1 fralda ajustada InseVimse;
  • 15 fraldas de bolso B'bies;
  • 1 fralda tudo em um, em bambu da B´bies;
  • 1 fralda tudo em um da Totsbots;
  • 1 fralda de bolso da Wizard;
  • 7 fraldas de bolso da Alva;
  • 2 fraldas de bolso  da Little Lamb;
  • 2 fraldas de bolso da FuzziBunz (estas ajustam com elástico e parecem possíveis de usar num recém-nascido);
  • 1 capa Alva (acho que tenho de comprar mais umas duas capas).

Além das fraldas comprei vários absorventes extra em bambu, cânhamo, carvão de bambu, ou seja para todos os gostos. Espero é não ter feito uma grande burrice nestas minhas compras, a ver vamos. Comprei as fraldas todas em lojas online, com excepção das 2 fraldas de bolso Little Lamb; 2 fraldas de bolso FuzziBunz e da ajustada InseVimse que comprei em 2ª mão, mas que basicamente estão novas. É isso que me dá algum alento, se vir que o meu bebé não se adapta a estas fraldas posso sempre vendê-las como praticamente novas.

Devo ainda dizer que há umas capas lindas e dizem que super saudáveis e sustentáveis de lã. Lindas, lindas, mas têm de ser constantemente lanolizadas e bem não me senti preparada para tal. Quem sabe se tiver um 2º filho.

E agora deixo-vos umas imagens mas pormenorizadas das fraldas. Para quem vai ter filhos ou já teve e não usa fraldas reutilizáveis, pensem se as mais-valias para a saúde do bebé, para o ambiente e para a vossa economia não são suficientes para escolher este tipo de fraldas. Além disso são lindas. Querem ver?

A minha preferida, a fralda de Londres da Totsbots (eu adoro a cidade de Londres e apaixonei-me por esta fralda):

Imagem própria

E já que estamos no mês de Novembro, o qual é o mês da prevenção do cancro da próstata e que muitos homens se associam à ideia de deixar crescer o bigode para fazer sensibilização, mostro-vos esta fralda. A qual acho super fofinha e comprei em "honra" do bigode do meu pai:

Imagem própria

E agora, uma capa que não contabilizei acima. Esta capa de fralda era do meu namorado, ou seja já tem 31 anos e eu quero usá-la. Poucas vezes provavelmente, porque o tipo de tecido utilizado naquele tempo é demasiado plastificado, não deixando a pele do bebé a respirar tão bem. Mas se há 30 anos todos os bebés usavam este tipo de capa, acho que também a posso usar algumas vezes.

Imagem própria

E aqui estão as minhas fraldas para um bebé ecológico e giro. Aproveito para mostrar uma parte do stock de toalhitas que falei em Toalhitas reutilizáveis para bebés, tenho duas caixas de toalhitas destas grandes e a caixa pequena que é para levar na mala do bebé.

Imagem própria

 E já que estamos a falar de usar produtos reutilizáveis, também os protectores de mamilos podem e devem ser reutilizáveis, mas depois falo disso.

5 comentários:

  1. eheh, adoro ver os stocks de fraldinhas!
    Eu comprei duas capas de la e ja lanolizei, mas ainda não utilizei, que sao um pouco grandes.
    Hoje, por ter adiado a lavagem das fraldas,acabei por ter que usar uma tamanho unico Alva. A verdade é que nao fica tão grande como pensei... (O Afonso esta com 3,6 kg)
    Os protwtores de mamilo era para ter feito, mas como estavam em promoção no showroomprive da b'bies acabei por comprar. Não lhe tenho dado muito uso. Sao grandes e para por dentro do sutian ficam com dobras e vincam-me...

    ResponderEliminar
  2. Olá. Encontrei este blog em pesquisa pelo Google. Espero que esteja tudo bem com a mamã e o bebé. Gostaria de saber como se deu com as fraldas que comprou e quanto gastou mais ou menos. Estou ainda no começo das compras de fraldas reutilizáveis, mas falta-me 8 semanas para o bebé nascer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Quicha, obrigada pelo interesse e pelo comentário. A minha experiência podia estar a ser mais positiva, acabo por usar bastantes fraldas descartaveis, porque não consigo gerir muito bem o meu tempo e porque acho que comprei demasiado fraldas idênticas. Já tive alturas que as fraldas que comprei funcionaram muito bem, neste momento nem por isso. O conselho que dou é para diversificar mais as compras do que aquilo que eu fiz e para não comprar já muitas fraldas (eu estava ansiosa e comprei logo imensas), mas acho que fiz mal, porque realmente é preciso termos noção do corpo do bebé. As fraldas que se adaptam muito bem a uns, não se adaptam tão bem a outros.

      Sinceramente já não sei quanto gastei nas fraldas, mas entre os 200 e os 300 euros, talvez.

      Aconselho-a, caso tenha facebook, a aderir ao seguinte grupo https://www.facebook.com/groups/fraldasretilizaveis.pt/?fref=ts

      Aqui vai encontrar imensa gente com diversos tipos de experiência no que toca a estas fraldas e vai poder tirar muitas dúvidas :)

      Mais uma vez boa sorte e felicidades para o bebé :)

      Eliminar
  3. Olá, vi o seu post, e como vi uma promoção das fraldas b'bies gostaria de saber a sua opinião sobre as mesmas. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia
      Como já referi aqui na caixa de comentários, a minha utilização de fraldas reutilizáveis tem sido muito irregular, devido a vários factores. Relativamente às fraldas B'bies, eu gosto das fraldas, mas se o que viu em promoção foi o pack com imensas fraldas, aconselho-a a não comprar. Na altura, foi esse pack que comprei e o que acontece é que o meu stock de fraldas é muito homogéneo, e por isso, nem sempre tenho alternativas viáveis, umas vez que o corpo do bebé também se vai alterando. No entanto, se pretender comprar só uma ou duas fraldas, penso que seja uma boa opção.

      Obrigada pelo comentário
      Sónia

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...