terça-feira, 3 de novembro de 2015

Guardanapos, lenços e papel higiénico

Quando acabei de ler o livro Dormir Nu é Ecológico cheguei a pensar durante alguns dias seguir os passos da autora e também deixar de usar qualquer coisa que fosse de papel para limpar. Nomeadamente, lenços de papel, guardanapos e papel higiénico (este nunca deixei de pensar usar completamente diga-se passagem). A autora começa a usar lenços de pano, guardanapos de pano e normalmente lava-se com água depois de urinar.

A ideia de deixar de utilizar estes produtos que não são recicláveis por razões óbvias teria como objectivo diminuir a produção de papel que só servem para usar e deitar fora. Por outro lado, poupa-se na energia, água e transportes. E também reduzir a quantidade de lixo produzido, embora todos estes produtos sejam biodegradáveis e possam ser decompostos, mas quantos são postos na compostagem? Mas então vamos ver como isto me correu... Vou começar pelo mais difícil.


Papel higiénico

Bem a minha ideia não era deixar de usar papel higiénico, sobretudo fora de casa. Mas pensei que se calhar realmente quando urino fosse uma boa ideia lavar-me. Além de não gastar papel higiénico, estaria sempre limpinha, mas sinceramente não me dá jeito nenhum. Sobretudo, agora que estou grávida e passo a vida na casa de banho. Logo desisti. Assim a solução não passa por deixar de usar o papel higiénico, mas por contar sempre muito bem os quadradinhos que gasto. E desde que comecei a pensar nisso, gasto muito menos papel higiénico. Claro que acho que quando vamos mesmo tomar banho ou lavar-nos é completamente dispensável usar o papel higiénico, mas isso eu já sabia e fazia. Nesta questão do papel higiénico, os homens são bem mais ecológicos que as mulheres.

Guardanapos

Esta seria muito fácil, deixar de usar guardanapos, mas o meu namorado disse-me logo que se eu quisesse que eu deixasse de usar, mas que ele não deixava. Assim, fui um bocadinho fraca e pronto também não uso guardanapos de pano. E assim continuo a usar guardanapos de papel. Bem pelo menos não uso rolos de cozinha, quer dizer tenho sempre em casa para qualquer eventualidade, mas o rolo está ali meses e meses na cozinha até ser gasto. Para limpar algo na cozinha uso sempre esponja e panos.

Lenços de papel

Esta não custaria muito, porque já há bastantes anos que uso os lenços de pano em casa. Talvez há uns dez anos que olhei para os lenços que tinha por cá e pensei "Mas porque ando a assoar-me a lenços de papel?" e comecei em casa a usar lenços de pano. E claro que têm de ser lavados, mas cabem em qualquer buraquinho na máquina de lavar. Agora  decidi usar os lenços também fora de casa, ando sempre com um lenço de pano dentro de uma bolsinha na mala. Todavia, devo referir que ando na mesma com um pacote de lenços de papel para qualquer emergência. Sim que o mais comum é apanhar casas de banho sem papel higiénico. Mas bem tenho gasto pouquíssimos lenços de papel.

Em jeito de conclusão, a verdade é que não mudei grande coisa, simplesmente comecei a usar os lenços de pano fora de casa e a contar a quantidade de quadradinhos de papel higiénico. Talvez isso não faça assim uma diferença gigantesca.

Assim, o que tenho em conta é sobretudo quais os produtos que compro, normalmente compro sempre os de folha simples reciclados. Geralmente compro da marca branca continente (espero que sejam feitos em Portugal), também há a RenovaGreen, esses tenho certeza que são feitos cá, mas compro menos devido ao preço. Têm folha simples e para mim servem bem para o uso que lhes dou. Tanto o papel higiénico como os guardanapos podem ser o mais simples possíveis, fininhos, não preciso de nada suave ou extra-suave.


Em geral, o papel higiénico e os guardanapos têm sempre uma percentagem de papel reciclado, mas estes que dizem ser reciclados são feitos 100% de papel reciclado, o que me parece óptimo. Coisas que não compro de todo são este tipo de produtos às cores, super suaves, com cheiro, acho um desperdício de recursos.

Relativamente aos meus lenços de assoar, tenho um certo problema, sempre me lembro de ter estes lenços em casa, o que significa que têm provavelmente mais de 30 anos. Aliás, tenho uns que acho que ainda vieram de uma tia-bisavó. O que significa que com o uso e as lavagens, os lenços têm-se vindo a romper aos poucos. Assim aos poucos, lá vão para o meu saco de roupa para reciclar. Tenho um lençol velho do qual espero fazer uns quantos lenços, não sei é quando que agora as minhas costas já não aguentam estar na máquina de costura. Mas bem até que todos os meus lencinhos se rompam ainda deve faltar um tempo.

Outra opção que me agradaria muito era que no Natal e nos anos alguém em vez de me dar qualquer coisa que eu nunca vou usar, me desse uns lenços de pano, mas nem ouso pedir para não ouvir qualquer coisa como "Sabes que os tempos evoluem".

Mas olhem bem como há lenços tão lindos no mundo.

Imagem retirada de http://clindoeil.ca/blogues/debbie/tshu-des-mouchoirs-en-tissu-bien-la-mode

Para terminar, acho realmente que neste ponto podia ser bem mais ecológica. Sobretudo, nos guardanapos, mas pronto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...