segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Um raspanete, mas ligeiro

No outro dia, estava eu a varrer a arcada da minha loja, as arcadas pertencem à loja e por isso são espaço privado, à hora de calor, bastante grávida quando apareceu um morador do prédio ao lado...

Mas antes de contar o que aconteceu, vou enquadrar, quando cheguei à loja de manhã tinha a arcada sem lixo. Mas ainda não era hora do almoço e já alguém tinha decidido depositar três sacos do lixo no chão da arcada, porque era dia de recolha (só à noite) de lixo indiferenciado. Mas infelizmente não vi quem foi a pessoa. Além de terem deixado três sacos, deixaram-nos abertos, o que ainda revela mais a esperteza da pessoa em questão.

... mas apareceu um morador do prédio ao lado com o seu saquinho do lixo (ao menos estava fechado) e ia deixá-lo junto dos outros... eu não disse nada, mas imagino a minha cara, uma grávida cheia de calor, com vassoura na mão e ar que quem é capaz de matar alguém, deixa qualquer um com medo.

O senhor deixou o saco no chão junto aos outros e dirigiu-se a mim, e a conversa foi mais ou menos a seguinte:

Senhor: "Sabe dizer-me a que horas recolhem o lixo?"
O que eu respondi: "O lixo só é recolhido depois das 19horas, a hora a que se podem pôr os caixotes na rua. Por isso tem de deixar o lixo dentro do caixote do prédio"
O que me apetecia responder: "Pelo menos há uns 25 anos que a hora de pôr o lixo para a recolha é depois das 19horas."

Senhor: "Ah mas eu não sei onde estão os caixotes do meu prédio"
Eu: "Mora no 81 é?"
Senhor: "Sim"
Eu: "Então o 81 devia ter os seus caixotes para os residentes porem o lixo"
Senhor: "Mas eu não sei dos caixotes, nem sei quem é o responsável pelo lixo do prédio"

Mantive-me com cara de parva a olhar para ele e a pensar "Se não sabe e mora lá, não deve estar à espera que eu saiba".

Depois acrescentei: "Nós na loja temos os nossos caixotes, o 83 têm os deles, vocês também hão-de ter os vossos".

O senhor vai direito ao saco dele, pega-lhe e diz: "Bem é melhor voltar a levar o saco para o prédio"
Respondi para amenizar a coisa: "Pode deixar aí, já que também já estão aí outros..." o senhor volta a deixar o saco, mas não consegui deixar de completar "O problema é que há regras e ninguém as cumpre e está sempre tudo sujo".

Ele pega novamente no saco e diz: "Levo-o, logo vejo"

E assim voltou a entrar com o saco dentro do seu prédio, se o deixou no hall do prédio ou se levou para casa não faço a mínima ideia. Mas foi menos um que deixou ali o lixo durante uma quantidade de horas. Espero que aprenda e que se decida a fazer alguma coisa ao seu lixo e a falar com o resto do prédio sobre o assunto. Claro que pode sempre continuar a deixar o lixo onde lhe apetece. Mas agora até deve fazer de forma a não me encontrar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...