sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Caixas de ovos: papelão ou plástico?

Como já referi algumas vezes, nós temos ovos cá em casa, aliás temos tantos que normalmente damos às pessoas que conhecemos. Quer dizer, no Verão damos muitos, no Inverno há sempre menos galinhas a pôr, por isso normalmente são apenas para o nosso consumo.

Assim, como devem calcular senão compro ovos, não tenho o problema de que caixa de ovos devo escolher. As pessoas costumam guardar e dar-nos as suas caixas de ovos e nós reutilizamos, voltando muitas vezes a dar-lhes cheias.

No outro dia apareceram cá em casa umas caixas de ovos de plástico, eu fiquei a olhar e bem cumprem a sua função guardar ovos. Mas não entendo o porquê de se utilizar caixas de plástico. Porque no meu entender a caixa de cartão é um produto perfeito para guardar ovos, primeiro o papelão pode ser reciclado (sim o plástico também) e é biodegradável. Em segundo lugar, eu quero acreditar que grande parte das embalagens de ovos de papelão já são feitas com recurso a cartão reciclado.

O plástico além de ser proveniente de uma matéria-prima não renovável, o petróleo, é muito mais difícil de reciclar. O processo de reciclagem do plástico é bem mais complicado, tal como a sua separação, uma vez que há uma imensidão de tipos de plástico.

Reciclagem de papel/cartão

"O processo inicial da reciclagem dá-se na separação do lixo do papel, de seguida existe um banho de detergentes e solventes para retirar a tinta. O papel é transformado numa pasta. As impurezas são removidas com uma série de lavagens. Depois a pasta é misturada com cloro, que a torna branca." (in http://www.goncalves-marques.pt/reciclagem-de-papel-e-cartao-reciclamos-papel-e-cartao.html)

Reciclagem de plástico (já depois da sua divisão por tipo)

"Para se reciclar o plástico, é preciso separar, moer e lavar o material, secar com batedores e sopradores (que farão uma secagem parcial) e depois com aglutinadores (que farão a secagem definitiva). Depois esse material será fundido, resfriado, granulado e transformado, enfim, em matéria-prima." (in http://www.goncalves-marques.pt/reciclagem-de-plastico-fazemos-reciclagem-de-plastico.html)


Por isto tudo, as caixas de ovos de cartão parecem-me muito mais sustentáveis, embora nesta notícia, Retalhista inglesa troca cartão por plástico nas caixas de ovos, leve a crer o contrário. Mas bem não fiquei convencida. Será que alguém me convence?

Eu até percebia que se escolhesse embalagens de plástico se estas protegessem mais os ovos, mas pela minha pequena experiência em caixas de ovos plásticas, acho que as caixas de papelão protegem muito mais. Até parecem que têm uns pequenos amortecedores. 


Logo penso que as caixas de cartão continuam a ser as que protegem melhor os ovos e são mais sustentáveis. Além disso, se procurarem pela internet são muito boas para fazer trabalhos manuais, há imensas coisas que se podem fazer com estas caixas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...