terça-feira, 15 de novembro de 2016

Fotografias do meu desânimo

Tenho estado algo afastada do blogue, primeiro porque estou verdadeiramente cansada, exausta mesmo... bastante trabalho, loja, casa, casa, loja, um filho de quase um ano que não para quieto, o que é bom, mas me deixa estafada... mas também porque me sinto bastante desanimada com o rumo das coisas.

Acho que o meu grande desânimo começou quando li isto A sexta extinção em massa, pensar que somos a causa principal de uma extinção em massa, a qual poderá significar a nossa própria extinção assusta-me... assusta-me ainda mais pensar que pode ser daqui a duas ou três décadas e ver que continuamos a assistir a tudo impávidos e serenos.

Depois, tenho andado numa luta constante para recusar o maior número de sacos de plástico possíveis. Ainda aceito alguns, até porque às vezes esqueço-me de levar sacos, por exemplo para a fruta, mas tenho quase sempre reutilizado sacos de plástico quando vou comprar fruta à mercearia e mesmo ao supermercado (nos supermercados não aceitam que se pese fruta em sacos de pano, mas aceitam se reutilizarmos sacos de plástico transparentes). Como aqui em casa, o resto das pessoas não recusam os sacos, acabo sempre por ter. Andava eu toda contente, quando percebi que na padaria, a maioria dos clientes além de não recusar, ainda pedem mais sacos. Mais sacos para quê?

Nisto tudo, na madrugada de Sábado decidiram incendiar um caixote do lixo perto da minha casa. Ficou o plástico todo derretido na via pública, no mesmo dia foi posto um caixote de lixo novo no lugar do que estava queimado. Mas os restos do antigo não foram retirados da via pública e ali permanecem até hoje. Compreendo que as equipas que põe caixotes novos não sejam as mesmas que fazem a limpeza, mas poderiam comunicar e serem mais eficientes. Não digo que a culpa seja das equipas e dos funcionários, mas é provavelmente do sistema. Entretanto já telefonei para a Linha Almada Limpa, quando há queixas costumam ser mais rápidos, vamos ver.

Fotografia de 12 de Novembro de 2016
Imagem própria


Fotografia de 15 de Novembro de 2016
Imagem própria

Estas são fotografias do meu desânimo porque olho para isto e penso: Como posso esperar que as pessoas percebam que não podem fazer tanto lixo e consumir tantos recursos, se ainda há quem incendeie caixotes do lixo e se as autarquias locais deixam isto ficar na via pública durante dias.

2 comentários:

  1. Também já me senti assim: Se ajudar, podes ler o meu desabafo aqui:
    http://365coisasquepossofazer.blogspot.pt/2013/12/o-tempo-ajudara.html
    Desde que escrevi aquelas palavras, algo muito importante aconteceu: decidi ser mãe. E tal muda tudo, tudo. E flutuo entre a angústia (porque trouxe mais um ser humano a este planeta e, ainda por cima, talvez fadado a sofrer na pele os erros dos que o antecederam) e o optimismo (ainda acredito que é possível encontrar o equilíbrio, ainda acredito que o ser humano consegue reencontrar-se como raça integrante deste planeta).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ema já tinha lido há tempos, mas foi bom voltar a ler. Saber que estes desânimos acontecem a todos.

      Acho que também Flutuo entre essa angústia e esse optimismo. Felizmente já me sinto mais optimista que há uns dias. Embora o caixote ainda lá permaneça todo derretido no chão :(

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...