quinta-feira, 2 de junho de 2016

Papas caseiras de bebé

Hoje quero falar de um assunto que parece que é tabu, a alimentação complementar dos bebés, mais especificamente as papas. Digo que parece que é tabu porque a maioria das pessoas dá como certo que as crianças irão comer papas comerciais.

Embora existam muitas papas comerciais, as mais famosas parecem ser as da Cerelac, inundadas de açúcar, o que até pode ser saboroso, mas não é de todo saudável. E sem sermos fundamentalistas, um bebé comer algo com açúcar não é o fim do mundo, mas para quê começar logo desde pequenino a com algo que não é essencial? E que ainda por cima faz mal, eles têm a vida toda para comer doces.

Quando introduzi a alimentação complementar do Luís, no centro de saúde disseram-me logo para não lhe dar boiões de fruta, mas quando questionei sobre as papas comerciais, a resposta foi: "Como ele é um bebé magro, não há problema". Claro que se ele fosse um bebé tendencialmente gordo, dar-lhe papas cheias de açúcar era pior, mas não é por ele ser magro que é algo que se deva promover. A pediatra, mais tarde, disse exactamente o mesmo. Mas como sou de ideias fixas decidi dar-lhe papas caseiras, compro os cereais integrais e na maior parte das vezes biológicos e faço com fruta. Não uso leite materno, uma vez que ele mama em livre demanda e por isso acho que não é essencial dar-lhe leite na papa até porque eu e a bomba continuamos a ter uma relação difícil. Todo o leite que tiro guardo religiosamente para os dias que não posso estar com ele.

Para fazer as papas caseiras inspirei-me no blogue Na cadeira da papa.

Normalmente as minhas papas são quase sempre feitas da seguinte forma, 3 colheres de sopa de cereais, vario entre flocos de aveia, flocos de cevada e sêmola de milho (os flocos de aveia e de cevada demolho cerca de duas horas no mínimo antes de fazer a papa) e uma peça de fruta (já experimentei pera, maça, banana, manga e papaia), adiciono ainda cerca de 150ml de água.

Cozo os cereais na água, algumas vezes cozo também a fruta, noutras vezes junto a fruta crua. Depois trituro tudo. E devo dizer que as papas têm feito sucesso. Até agora as minhas duas papas preferidas foram Aveia, Cevada e Manga (gostei mais eu do que ele) e Aveia, Cevada, Sêmola de Milho e Maça (gostamos ambos, é mesmo, mesmo boa). Ele comeu muito bem a de papaia, mas acho que não foi das melhores.

A nível económico não vos sei dizer se fica mais barato ou mais caro, mas é sem dúvida mais saudável e penso que mais ecológico também (embora claro que os cereais também gastem embalagens, mas pelo menos não passaram por tantos processos industriais).

A primeira papa com pera
Imagem própria

A vez da papa com papaia
Imagem própria








O resultado final e não vou dizer onde foi parar o prato a seguir
Imagem própria






Todavia, nem sempre vou conseguir fazer-lhe papas caseiras, acho que às quintas-feiras então vai ser impossível, para esses momentos optei por comprar as papas Holle. As quais são biológicas e sem adição de açúcar, hoje vai experimentar pela primeira vez. Quando ele for para a creche é que vai ser mais complicado, pelo que percebo é tudo Cerelac e papas com bolacha Maria. Estou a pensar seriamente levar papa diferente para ele, vamos ver.

2 comentários:

  1. Uma mentira que a Holle não tem açucar. Produtos da Celeiro que vêm da china e da maltodextrina como 3 componente da papá que significa "açucar" ainda em mais quantidade!!!Um engano à população "instruída".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, eu não posso falar de todas as papas da holle, mas as duas variedades que experimentei (até agora) não têm maltodextrina, aliás nos ingredientes não tem qualquer açucar adicionado, apenas os açúcares naturalmente presentes (de notar que estou a falar das papas holle não-lacteas, boiões de fruta ou sopa não sei, porque nunca consumi). De qualquer forma, faço sobretudo papas caseiras, às quais não adiciono qualquer tipo de açúcar.

      Relativamente aos produtos que vêm da China, não sei de que produtos está a falar, as papas holle que comprei até hoje são provenientes da Alemanha, outros produtos que compro nesta loja como champoo, sabonetes, flocos de cereais são todos provenientes da Europa. É provável que existam nestas lojas produtos provenientes da China, não sei, mas não percebi a razão desta nota quando falo de um produto originário da Europa.

      A população instruída não generaliza assim tanto.

      Já agora esclareço que um produto da holle que sei que tem maltodextrina é o leite adaptado da holle, não o utilizo. Aliás não compro papás lácteas (talvez estas tenham), só compro papas não-lacteas.

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...