sexta-feira, 27 de maio de 2016

Um pequenino passo para a sustentabilidade

Imagem própria

Não sei se já alguma vez disse, mas eu não gosto muito de conduzir (muito menos de estacionar), pode parecer estranho porque desde que tenho carta que faço viagens longas, mas nesse caso conduzir é uma necessidade. Mas gostar, não gosto... No dia a dia prefiro muito mais andar a pé ou de transportes públicos (bem com excepção dos autocarros da TST), mas desde que fui mãe que praticamente andava de carro ou a pé. A primeira vez que o Luís andou de transportes públicos foi no dia que fez quatro meses, mas continuei a deslocar-me sobretudo de carro.

Basicamente só há um sítio onde vou regularmente com o Luís que é ao babyoga e desde o início que eu queria ir de metro (de superfície). Mas primeiro ele era muito pequeno, depois foram muitos dias de chuva e o babyoga já acabava de noite. Isto tudo fazia com que adiasse as nossas viagens em transportes públicos.

Mas estação a estação e desde da última 4ª feira que vamos juntinhos, agarradinhos no metro. E a verdade é que ele gosta mais, vai ao lado da mãe, em vez de ir sozinho no banco de trás do carro. Gosta mais ele, gosto mais eu e diminuímos as emissões de poluentes.

Para finalizar, só referir que já pensei ir com o Luís de transportes públicos para Lisboa, mas infelizmente ainda é difícil deslocar-me com o carrinho, uma vez que muitas estações do metro de Lisboa só tem acesso por escadas. A outra solução é levá-lo no marsúpio como faço para o babyoga, mas isso é difícil quando tenho de levar imensas coisas, o meu 1,50m de altura não aguenta milhares de coisas em cima.

Infelizmente, a acessibilidade para todos, ainda é uma mentira em muitas infra-estruturas de transportes públicos.

2 comentários:

  1. Esse é um dos defeitos do campo, não há grandes transportes públicos, só para outros concelhos. Se forem viagens mais longas já há autocarros e comboio. Eu adoro andar de comboio. Vou muitas vezes a Coimbra de comboio, só não vou mais vezes porque se formos 2 ou mais já não compensa em termos de preço :( Mas sempre se divide o carro, já não é tão mau.
    Pois, eu se vivesse aí acho que andava sempre de transportes públicos. Eu conduzi por aí, naquele tal fim de semana, e achei o verdadeiro caos. Detestei.
    Agora tu com o teu pequenito perdes um pouco a mobilidade :( Mas qualquer dia já voltas ao teu ritmo :)
    Obrigada pelo teu contributo lá na minha "divagação", concordo com o que dizes. Em relação à oferta cultural, agora já se consegue ter acesso a muita coisa, mesmo para os meus lados, só andar uns quilómetros e vai-se. Houvesse também mais gente que quisesse aproveitar essa parte!
    Bom domingo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, por vezes, conduzir por aqui é verdadeiramente caótico, depois tenho a sensação que muitas pessoas descarregam as suas frustações diárias ao volante, é horrível.

      Relativamente à cultura, a verdade é que embora eu refira que aqui existe a vantagem de se estar perto de espectáculos culturais, a realidade é que o país é pequeno o suficiente para alguém que vive no campo conseguir aproveitar vários eventos. Por exemplo, o meu marido é de uma aldeia perto de Coimbra e os amigos dele que ainda lá vivem vêm bastante a espectáculos a Lisboa e Porto, alguns vão mais que pessoas que eu conheço que vivem aqui. Mas claro que fica mais caro, mas são sempre questões de escolhas.

      Boa semana :)

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...