quinta-feira, 31 de março de 2016

As praias dos saleiros

Há uns anos, num passeio pela praia do Portinho da Arrábida (para quem não conhece a praia referida e toda a Serra da Arrábida são na minha modesta opinião dos lugares mais bonitos de Portugal) reparamos na quantidade de saleiros espalhados pela praia. Na altura, não encontramos nenhuma explicação lógica para tanto lixo em forma de saleiro e se bem me lembro, éramos sete pessoas a falar sobre isso. Para mim, a praia ficou definitivamente baptizada como: A praia dos saleiros.

Mas a semana passada, saiu esta notícia e como podem constatar a explicação para tantos saleiros é simples: os mariscadores vão apanhar lingueirão, tarefa para a qual usam sal fino e "obviamente" deixam os saleiros vazios na praia. Alguns ficam no areal por uns tempos, outros com a subida e descida da maré vão parar ao meio do oceano.

Custa-me um bocado a acreditar que as pessoas ainda fazem estas coisas. Mas isto é porque ainda sou crédula, não sei como, porque o lixo está em todo o lado.

Imagem retirada de https://www.publico.pt/ecosfera/noticia/milhares-de-embalagens-de-sal-vao-invadir-o-sado-mas-ha-quem-queira-darlhes-luta-1727120

Entretanto, já depois de ter sido realizada a limpeza das praias, podem ver nesta notícia, parece que a iniciativa foi um sucesso e pelo que consta foram os próprios mariscadores a entregarem grande parte dos saleiros. Talvez com algum incentivo as pessoas mudem realmente, afinal ainda me mantenho crédula.

2 comentários:

  1. A esperança é sempre a última a morrer, por isso eu sempre vou tendo alguma esperança que as pessoas acordem para a realidade. Se bem que às vezes acho que só quando acordarem com lixo à frente da cara é que algumas pessoas começam a ver a gravidade da coisa.
    Não sabia que faziam isto, é sempre bom partilhar, pôr a nú o que está mal e também divulgar as boas iniciativas. Sempre se recarrega a bateria da esperança :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Fico sempre espantada quando vejo dessas coisas, mas depois lá me confronto com a realidade. Mas ainda bem que há esperança!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...