quinta-feira, 17 de março de 2016

Aljezur, a terra da batata-doce

Fomos passar uns dias a Lagos e estava a falar com a minha família algarvia sobre a introdução de sólidos na alimentação do bebé e todos foram unânimes em que devia fazer sopa com batata-doce em vez da batata normal. Os bebés gostam mais facilmente de batata-doce e é mais saudável. Referi que nesta altura do ano só encontro no supermercado batata-doce importada e caríssima. A última que vi era importada dos Estados Unidos da América e custava 2,20€/kg. A minha tia disse-me logo para parar em Aljezur para comprar batata-doce que é excelente. E foi isso mesmo que fiz, à vinda para casa parei em Aljezur e comprei batata-doce, no entanto como ainda não sei quando vou começar a dar sopa ao Luís, acho que quem vai comer a batata-doce somos nós (já não sobram muitas).

As batatas-doce que comprei
Imagem própria

A batata-doce de Aljezur é um Produto com Indicação Geográfica Protegida atribuída pela União Europeia e pode ser encontrada entre Novembro e Abril. A batata-doce é uma excelente alternativa à batata comum. Cá em casa, por vezes, quando assamos no forno, misturamos as duas. Costumamos comer batata-doce como acompanhamento de frango assado no forno, hoje para variar fiz misturada com cenoura a acompanhar salmão no forno.

Além do excelente sabor, esta batata é muito saudável (se não a comerem frita, claro está):


  • Baixo índice glicémico;  
  • Ajuda a controlar a diabetes;  
  • Auxilia no emagrecimento;  
  • Reduz o colesterol;  
  • Regula a pressão arterial;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Fonte de ferro, cálcio, vitamina A, C e E;
  • Fonte de carboidrato;
  • Auxilia na formação de colágeno;
  • Ajuda a prevenir a anemia. 


















Desta forma, quando vínhamos para casa, parámos no mercado de Aljezur para comprar as maravilhosas batatas-doce, aproveitamos também para comprar laranjas e figos secos, tudo coisas bem algarvias (já devo ter dito algures que gosto de comprar produtos regionais). E queria só mencionar mais uma coisa, a senhora que nos vendeu estes produtos era estrangeira, da Europa Central e eu como adoro estas coisas de imigração e estilos de vida alternativos à sociedade, lembrei-me logo desta reportagem que tinha lido há tempo sobre Aljezur.

Para finalizar, se passarem em Aljezur como nem só de comida nos alimentamos, visitem a praia da Amoreira, acho que não se vão arrepender. 

Imagem retirada de http://blog.turismodoalgarve.pt/2012/01/1001-praias-praia-da-amoreira.html

Comprar nacional, não ajuda apenas a economia, é também mais sustentável.

Agora tenho é de esperar que o meu pai vá ao Algarve para me trazer mais batata-doce.

1 comentário:

  1. E são óptimas! Devias ter ido ao Pão do Rogil comer um pastel de nata de batata-doce ou de alfarroba :)

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...