sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Que tal alugar?

Imagem retirada de http://www.fashionbubbles.com/historia-da-moda/os-vestidos-de-noiva-na-historia-da-moda-em-fotos-originais/

Não, não se assustem, eu não estou a pensar casar... E verdade seja dita, mesmo que estivesse passados quase cinco anos de união de facto, não me imagino com um vestido de noiva, na realidade nem na altura me imaginava.

Então qual o motivo desta imagem? Quando eu era pequena adorava ver fotografias, vá ainda adoro, mas gostava de ver sobretudo fotografias de casamentos (como uma pessoa pode mudar tanto?), vi as do casamento dos meus pais vezes sem conta. Mas o que me fazia confusão era o casamento da minha tia, primeiro ela tinha casado com um vestido de mangas compridas (em Fevereiro é normal, mas na altura eu não pensava nisso), segundo com um vestido alugado. Eu pensava que devia ser triste casar com um vestido alugado, afinal a pessoa depois não ficava com ele. Mas na realidade para que é que a pessoa quer o vestido de noiva? Acho que a minha mãe deitou o dela fora quando mudámos de casa.

E porque é que me lembrei disto? Porque pela primeira vez que me lembre, aluguei qualquer coisa (sem ser casa e carro, as únicas coisas que tinha alugado até agora). Aluguei uma bomba eléctrica de tirar leite. Tinham-me emprestado uma bomba manual, mas nunca me ajeitei muito com aquilo, de tal forma que acho mais fácil tirar leite com a mão, mas queria experimentar uma eléctrica para ver se dava. Comprar estava fora de questão, afinal são caras e não sei se resulta. Assim, achei que a solução ideal é mesmo alugar. Tem um custo de 40€ por mês e se alugar durante cinco meses seguidos fico com ela, bem acho que isso não compensa muito, mas é bom para experimentar.

Comecei assim a pensar que devíamos alugar mais coisas em vez de comprá-las. Na realidade, alugando estamos a potenciar a vida daquele produto, ser utilizado por mais que uma pessoa. Por isso alugar, a par de comprar coisas em 2ªmão, é sem dúvida um solução sustentável.

E foi assim que me lembrei da minha tia e do seu vestido de casamento. A verdade é que ela fez muito bem, primeiro em 1976 acredito que ela não tivesse muito dinheiro para comprar um vestido, segundo para que queria ela passados 40 anos o vestido? Provavelmente já o teria mandado fora como fez a minha mãe.

E depois comecei a lembrar-me, acho que quando eu era pequena, os fatos que eu usava no Carnaval ou eram emprestados ou alugados. Será que hoje ainda se alugam fatos de Carnaval?

Ao fim e ao cabo, se pensarmos bem há imensas coisas que poderíamos alugar em vez de comprar. Então porque é tão raro alugarmos coisas? Pelo menos falo por mim.

Verdade seja dita, nem sei se há muitas lojas de aluguer de produtos, mas acho que era uma boa aposta. Mais sustentável sem dúvida e acho que é especialmente conveniente a quem vive em casas pequenas.

Estava a pensar, acho que o grande apogeu de lojas que alugavam coisas foram os clubes de vídeo nos anos 80 e 90. Aquilo sim era reutilizar um produto.

6 comentários:

  1. vários sites de aluguer de produtos. Sei que em França é uma grande moda... aluga-se tudo, roupas, maquinas fotograficas, etc... talvez tambem existam sites portugueses... é questão de procurar!

    ResponderEliminar
  2. vários sites de aluguer de produtos. Sei que em França é uma grande moda... aluga-se tudo, roupas, maquinas fotograficas, etc... talvez tambem existam sites portugueses... é questão de procurar!

    ResponderEliminar
  3. é realmente mais sustentável! Mas acho que nao alugo nada... Fatos de carnaval, daqueles mais elaborados todos pipis, há uma loja que aluga em Lisboa, mas deve haver mais. Mas eu fico muito agradecida que a minha mãe não os alugasse. Eram comprados, herdados ou feitos pela minha avó e duravam anos e anos na caixa do faz de conta com muito uso durante todo o ano! :)

    ResponderEliminar
  4. ah, e vestidos de noiva e fatos de cerimonia acho que sao coisas que valem a pena alugar! Se bem que eu sempre gostei de ver o vestido da minha mãe e fantasiar que o vestiria um dia (mas enfim, não caibo lá dentro :P)

    ResponderEliminar
  5. Não sabia que alugar estava na moda, muito bem, acho que é algo que tenho mesmo de explorar.

    Sim vestidos de cerimónia deve valer muito a pena, se bem que eu vou a casamentos com vestidos da Zara, devem ser mais baratos do que aqueles que se alugam. Mas bem eu só vou a casamentos com vestidos que depois ande no dia-a-dia, é um ponto importante nas minhas escolhas. Até porque eu vou a imensos casamentos.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...