sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Saber-Fazer

Este blogue não é sobre artesanato, nem sou uma artesã, mas acho essencial o saber-fazer. Saber-Fazer é muito melhor que comprar feito, seja o que for. Claro que nem todos sabemos fazer tudo ou temos tempo para fazer tudo. Por isso mesmo, dá imenso jeito existirem os supermercados cheios de coisas que podemos comprar: comprar, usar e deitar fora. Normalmente, este ciclo.

Acredito piamente que qualquer pessoa tem capacidade para aprender a fazer qualquer coisa, pode demorar, pode não gostar, pode nem fazer muito bem. Mas o ser humano tem uma grande capacidade de adaptação à mudança, logo qualquer pessoa pode aprender a fazer um bolo, a mudar um pneu, a montar móveis. Muitas vezes não somos encorajados a fazer as coisas e não acreditamos que conseguimos. Claro que acredito que todos conseguem fazer um bolo, mas nem todos teremos capacidade para ser um grande chefe de cozinha, todos podemos jogar futebol, mas nem todos seremos o Cristiano Ronaldo. O que eu quero dizer é que salvo raras excepções todos podemos aprender a fazer tudo, não quer dizer que sejamos extraordinários a fazê-las ou que gostemos de determinadas tarefas.

Mas por isso, acho que todos temos capacidade para aprender a Saber-Fazer. Muitas vezes dizem-me que sou muito prendada, eu nem acho, porque não faço assim as coisas muito bem feitas, mas gosto de experimentar fazer coisas novas, mesmo que corram mal, gosto de imaginar e criar. Talvez porque o meu pai é assim e a minha mãe também era assim. Estavam sempre a inventar alguma coisa, a concertar, a arranjar, mas nem por isso acho que me tenham incentivado muito a criar, mas devo ter apanhado o bichinho.

Acho que a minha geração, nascida nos anos 80 do século passado, foi um bocadinho habituada à inércia no que se refere às manualidades. Acho que os pais incentivaram muito a questão dos estudos, a famosa frase, estudar para ser alguém, que eu tanto detesto e esqueceram-se de lhes ensinar outras coisas. Lembro-me de ter amigas que os pais lhes diziam, tu tens é de estudar, não penses nessas coisas. Argumento que respondia a qualquer assunto, desde namorados, à política ou futebol como se tudo não fizesse parte da vida e o interesse por diversos assuntos não contribua mais para o nosso desenvolvimento pessoal do que ser o melhor aluno da turma.

Mas acho que se criou a ideia de que o ideal era estudar para ter um bom emprego (sim pouca gente refere que estudar é bom para adquirir conhecimentos) e ganhar bem, o que possibilita ter uma boa vida, comprar muita coisa e não precisar de fazer mais nada. Como se ter muito dinheiro e ter muita coisa seja por si uma certeza de felicidade, uma garantia de a pessoa se sentir bem sucedida. Adoro quando oiço, aquela pessoa está bem na vida, ganha bem, se calhar eu sinto-me mais realizada a ganhar mal. Já pensaram nisso?

Mas o que isto tem que ver com o Saber-Fazer? Para mim tem tudo, quando aprendemos a fazer pequenas coisas afasta-nos do sistema de dependermos do mercado e do dinheiro para tudo (dependemos sempre, mas em menor escala). O Saber-Fazer possibilita-nos sermos mais auto-suficientes. Isto para além de nos estimular a criatividade, a qual é extremamente necessária em muitos dias da nossa vida. Acho que Saber-Fazer, seja o que for, capacita-nos a saber lidar com os problemas e a resolvê-los.

A nível ambiental, acho que Saber-Fazer também é uma mais-valia, aprendermos a fazer algo faz-nos dar mais valor aos produtos, não valor monetário, mas valor ao que custa fazer algo. Mostra-nos como as coisas devem ser menos descartáveis e mais duradouras.

Por outro lado, Saber-Fazer também nos faz dar valor a quem faz. Não suporto pessoas que só sabem teorias e teorias e não dão qualquer valor a quem sabe fazer, seja o que for.

Isto é simplesmente a minha opinião.

Imagem retirada de http://kdfrases.com/frase/118768http://kdfrases.com/frase/118768


5 comentários:

  1. Belo texto e concordo com o que dizes. Saber-fazer é um dos meus "trunfos" e querer sempre aprender a saber-fazer outro (estarei a ser pouco modesta?). O que é certo é que, por saber fazer certas coisas, é que dou valor a elas.
    E é que há certas coisas que se faziam antes, em casa, do zero e agora não, compra-se no supermercado. E não são melhores! Mil vezes uma pizza feita por mim a 4 mãos ;) do que uma comprada no supermercado ou mandada vir daquelas cadeias de comida fast-food! Cá em casa apurámos uma receita que demora meia hora a fazer (não estou a exagerar) e que fica bem boa. Enquanto eu faço o molho de tomate caseiro, ele faz e amassa a base de pão, +/- 10 minutos no forno e já está. E no processo passamos tempo juntos e divertimo-nos sempre. E assim até pizza pode ser saudável (dependendo da quantidade e tipo de queijo que se usa!).
    Mas não só na cozinha isto se aplica. Roupa, acessórios, decorações e móveis para a casa, um sem nº de aplicações! As pessoas parece que estão a ficar cada vez mais tontinhas, sem saber fazer nada para além de carregar em botões e touchscreens :)
    Beijinhos e bom fim de semana!
    Subscrevo a 100% este texto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Catarina :)
      Por acaso não sei fazer pizza, quer dizer nem nunca tentei, também não costumamos comer cá :P
      Mas sim acho que sabermos fazer coisas são sempre trunfos e querer aprender então é um trunfo magnífico :)
      Bom fim-de-semana

      Eliminar
  2. Eu sou muito apologista do Saber-Fazer! E penso que é daquelas coisas que devemos mesmo promover junto dos nossos filhos. Quem sabe fazer, é mais independente. E nunca se sabendo fazer tudo, tendo o bichinho do saber-fazer quer também dizer enfrentar obstáculos, porque quem ainda não sabe, tenta! E ao por-se nessa posição, está-se a construir autonomia e independencia! :)

    ResponderEliminar
  3. Olá! Depois de receber a sua visita, vim "passear" no seu blog e este post tocou-me especialmente! Na verdade sou daquelas pessoas " que como costumo dizer"- quando não sei fazer descubro alguma forma de chegar lá, nem que seja através de vídeos do youtube!!E já aprendi tanto, desde costura, a culinária, bricolages...e continua a haver um mundo de coisas para descobrir!!Beijinho e continue com este blog fantástico!

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada :)
    Sim o mais importante para aprendermos a Saber-fazer é termos vontade e nisto a internet ajuda-nos bastante. Há vídeos no youtube excelentes para aprendermos a fazer coisas :)

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...