sábado, 24 de outubro de 2015

Folhas secas

Hoje, o dia em que estou a escrever, não o dia da publicação desta mensagem (sim, eu costumo programar algumas publicações com uns dias de antecedência), está um verdadeiro dia de Outono, daqueles a sério com vento, chuva e muitas folhas caidas. Ao contrário de muita gente, adoro as paisagens de Outono, não propriamente quando está a chover, mas depois vê-las cheias de folhas amareladas, o aproximar do fim do ciclo. Adoro imagens de jardins repletos de folhas.

Imagem retirada de http://pt.depositphotos.com/10594248/stock-photo-park-bench-and-autumn-leaves.html

As folhas que caem não são lixo, embora em meios urbanos possam causar bastantes problemas, nomeadamente com o entupimentos das sarjetas, causando diversos problemas como as inundações. Nestes casos, obviamente que as folhas têm de ser retiradas para permitir o correcto escoamento das águas pluviais, afinal as nossas cidades têm poucas opções de infiltração para as águas (faltam mais espaços verdes). Embora deva dizer que a calçada portuguesa, comparativamente a outros tipos de pavimento permite a infiltração de alguma água.

Mas as folhas secas completam o ciclo da árvore, quando caem e se desfazem vão enriquecer o solo e fornecer nutrientes essenciais para as árvores. Por isso, da próxima vez que tiverem o vosso jardim ou o vosso quintal cheios de folhas secas, pensem que aquelas árvores agora nuas precisam que as suas folhas lhe voltem a dar alimento.

Verdadeiramente maravilhoso como a natureza pode ser tão perfeita.

Atenção a palavra humidade está escrita umidade porque a imagem foi retirada de um site brasileiro
Imagem retirada de https://www.facebook.com/SouResiduoZero/photos/a.585726881564341.1073741828.559238824213147/672327489570946/?type=3&theater

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...