domingo, 11 de outubro de 2015

O desabafo de uma utópica

Ultimamente só leio com um certo desdém a palavra utópico.

Utópico utópico utópico...

Quem se preocupa com os animais é utópico.
Quem se preocupa com as pessoas é utópico.
Quem se preocupa com a natureza é utópico.

Coisas como, "deixá lá de ser utópico e começa a fazer algo coisa".

Ainda não entendi é porque acham que um utópico não faz nada, normalmente fazem mais, porque lutam em maior ou menor escala por um objectivo que está para além da sua pessoa.

As pessoas utópicas, normalmente não acham que vão mudar o mundo de um dia para o outro, ser utópico não significa ser inconsciente do mundo à nossa volta. A utopia é a nossa civilização ideal, que pode nunca vir a ser concretizada, aliás nunca será real. Utopia significa exactamente isso, não-lugar ou lugar que não existe. Mas se com utopias é difícil mudar o mundo como o faremos ser utopia?

A solução de muitos parece ser aceitar tudo, aceitar a sociedade tal como ela é, afinal "Sempre foi assim".

Mas houve um tempo onde a escravatura era aceite em todo o mundo (sei que ainda há escravatura em muitos sítios), onde em alguns países pessoas brancas e negras nem podiam conversar (ainda me lembro do fim do apharteid), onde mulheres não podiam votar, entre outros milhares de coisas. Soube há pouco tempo que em Portugal, as enfermeiras não se podiam casar, parece surreal. E as coisas foram mudando, graças a utópicos, provavelmente.

Eu cá prefiro utópicos a resignados.

Por curiosidade, o termo Utopia foi inventado por Thomas More e é o título da sua obra mais conhecida publicada em 1516. Já leram? Aconselho vivamente. No livro é descrito uma ilha imaginária onde existe uma sociedade perfeita.

Imagem retirada de http://www.feedbooks.com/book/198/utopia

4 comentários:

  1. Olá Sónia ;-)

    Estes blogues no Blogger são mesmo rascas! Já é o segundo comentário que escrevo e que depois não aparece! Quando comecei nisto da escrita virtual, também foi no blogger mas depois que descobri algo superior MUDEI!

    E como não consigo escrever igual... Esta segunda tentativa já vai diferente!

    Apenas vou reescrever que não leio livros! Pelo menos completamente! Nunca li um do início ao final!

    Quanto ao livro que referes e ao tema da "sociedade perfeita" das duas uma: Ou nela não existem animais Umanos, pois existindo nunca será perfeita, ou então descreve uma sociedade onde vivem seres radicalmente diferentes daquilo que eu conheço!

    Não sou utópico... Sou insano.

    Bjs
    voza0db

    ResponderEliminar
  2. Olá Sónia
    Não li o livro, mas viva a utopia, vivam os utópicos!
    "Eles não sabem nem sonham que o sonho comanda a vida"
    António Gedeão em Pedra Filosofal

    ResponderEliminar
  3. Taawaciclos, eu leio livros (menos do que queria) e acho que são especialmente importantes. Mas por acaso a grande maioria dos meus livros preferidos são distopias, o que eu acho que é basicamente como os humanos são maus e crueis. Mas mesmo achando isso continuo a ter esperança e a ser utópica.

    Como a frase que a Manuela disse acho que o sonho comanda a vida, prefiro ser utópica mesmo que sabendo que o mundo não se vai tornar melhor, mas saber que no fim da minha vida cumpri aquilo que acho certo.

    :)

    ResponderEliminar
  4. Um dos meus livros preferidos, lido na adolescência!
    Ainda bem que há utópicos...

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...