sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Escova de dentes - a dúvida continua

Dois produtos que sempre me fizeram alguma confusão em deitar no lixo comum são as escovas de dentes e as canetas. É verdade que usamos escovas de dentes de plástico, mas não vale a pena  depositá-las no contentor dos plásticos porque não serão recicladas, o mesmo acontece com as canetas.

Cá em casa, tanto o meu namorado como o meu pai acreditam que todo o plástico deve ser depositado no contentor das embalagens. Já lhes expliquei que não funciona bem assim, muitos materiais plásticos mesmo que sejam recicláveis não vale a pena deixá-los neste contentor porque simplesmente vão ser separados e postos no lixo indiferenciado, tendo como destino um aterro sanitário.

Isto acontece por alguns motivos. Por um lado, há plásticos bem difíceis de tratar, se esses existirem em quantidades reduzidas, torna-se dispendioso o processo de separação e reciclagem. Por outro lado, eu que já fui a centros de triagem de plástico tenho noção que muitas vezes até coisas fáceis de reciclar acabam perdidas para o lixo comum, quanto mais coisas de pequena dimensão, em pequenas quantidades e difíceis de tratar.

Por isso quando cá em casa decidem pôr um objecto grande na contentor das embalagens, imaginem uma cadeira de plástico de esplanada, eu até acredito que possa a vir a ser aproveita no ecocentro. Mas coisas de pequenas dimensões não vale a pena (por exemplo, escovas de dentes, canetas, esponjas de lavar a loiça). Digo isto, mas também há coisas que eu não tenho a certeza e pelo sim, pelo não, deposito no contentor das embalagens.

Decidi então pesquisar sobre diversas hipóteses relativas às escovas de dentes, nomeadamente a possibilidade de reciclar escovas de dentes ou usar escovas de dentes biodegradáveis.

Descobri então a iniciativa Ecoescovinhas, a qual pretende reciclar escovas de dentes, transformando-as em mobiliário urbano (vejam este vídeo, no qual explica como nasceu a iniciativa e o que pretende). Mas como a internet é um mundo tão complexo que, por vezes, não conseguimos encontrar o que queremos, não encontrei a lista dos sítios onde as escovas podem ser depositadas. Mandei email à Quercus a perguntar, mas até agora nunca me responderam.

Logo, se não tinha informação onde depositar as escovas de dentes, a minha solução teria de passar por comprar uma escova de dentes biodegradável. E foi isso que fiz. Comprei na loja online do Centro Vegetariano. É uma escova feita de bambu que é 100% biodegradável, quando deixar de estar boa para usar, enterro-a aqui no quintal.

Imagem retirada de http://www.centrovegetariano.org/loja/Product-1174-Escova-de-dentes-ECOBAMBOO-Cerdas-medias.html

Além de ter encomendado esta escova, decidi fazer papel de boa consumidora consciente e enviei email à Colgate, a partilhar algumas das minhas angústias sobre os seus produtos. Nomeadamente se não tinham pasta de dentes sem Lauryl Sulfate Sodium ao que me responderam que não. E a dar-lhes a ideia de promoverem a reciclagem das suas escovas de dentes, nomeadamente com ecopontos próprios nas grandes superfícies, bem como comercializarem escovas de dentes biodegradáveis, a estas sugestões responderam que iam entregá-las ao departamento apropriado. Sei que provavelmente não farão nada, mas acho que devemos dar sempre ideias, se eles perceberem que os consumidores se preocupam, talvez mudem alguma coisa.

Entretanto, no facebook do Verde Movimento consegui descobrir os sítios onde podemos deixar as escovas de dentes antigas, aqui está a lista. Como se pode ver são quase tudo escolas, o que acho que dificulta a entrega das escovas por parte das pessoas comuns. Mas bem, se alguma instituição estiver interessada pode pedir um ecoescovão. Perto da minha casa, há um ecoescovão numa faculdade, no departamento de engenharia do ambiente, agora é ganhar coragem e ir lá entregar a minha escova velha.

E bem, voltando, à minha escova de bambu que já comecei a usar... estou com algumas dúvidas sobre se realmente é mais sustentável. É feita na Índia, pelo que percebi por uma empresa polaca e depois importada para Portugal. Como existe a possibilidade de reciclar escovas de plástico será que é mais sustentável usar esta de bambu? Bem depende de onde for feita a de plástico. A outra questão é que não acho esta escova de bambu muito confortável, se calhar é uma questão de adaptação, mas depois de lavar os dentes sinto-me um panda com a boca a saber a bambu.

Agora obviamente que vou usar esta de bambu, aliás esta e outra que comprei duas (havia encomenda com valor mínimo). A seguir veremos qual será a minha resolução.

Actualmente ando a perder tempo a ver se encontro cotonetes com pauzinhos de papel biodegradáveis, mas ainda não encontrei. Sim por mais ecológico que alguém seja, não vale a pena como já li num blogue qualquer, cortar as pontas de algodão e pôr o pauzinho de plástico dos cotonetes para o contentor das embalagens, mais uma vez esse plástico não vai ser reciclado e só estão a perder tempo. Mas pauzinhos de papel são uma óptima solução, sei que já houve a vender no Jumbo, mas agora não encontro.

2 comentários:

  1. Epa, estou sempre a aprender contigo! Cada vez que muda a estação, lá mudamos de escova e fico a olhar para as velhas sem saber bem o que lhe fazer... Ainda guardo uma ou outra por mais algum tempo para limpezas, mas depois acabam por ir para o lixo! Agora já sei;)

    Sweet Pi - http://thesweetestpiblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Eheh obrigada :) É pena que não haja em muitos sítios os ecoescovões, mas acho que é bom divulgarmos estas coisas :)

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...