sábado, 17 de outubro de 2015

É menina ou menino?

Ainda na sequência da postagem Crianças... que futuro? Tecnologia ou natureza quero partilhar convosco uma imagem que me diz muito. Diz-me pela relação entre as crianças e a natureza e pela visão sexista que a maior parte das pessoas tem do mundo. A gravidez tem sido uma experiência incrível relativamente aos preconceitos que as pessoas têm no que é ser menina e menino, e mais tarde, mulher e homem.

A importância dada ao sexo da criança é para mim inconcebível. O que ainda se torna pior com frases que já ouvi como:

"É melhor que seja menina que te ajuda em casa"
"É melhor ter filhas que filhos, porque as filhas acompanham sempre as mães"
"As meninas e os meninos são diferentes"
"Se for menino pode jogar à bola e ir ao futebol"
"As meninas são bonitas de cor-de-rosa e os meninos de azul"
"Se for menino compra-lhe uma bicicleta, se for menina uma máquina de costura"
"Se não dizem o sexo da criança como é que sabemos de que cor devemos comprar as coisas"

A sério que as pessoas pensam assim? Pensava eu ao início. Agora já não me espanto. Sim, as pessoas na sua generalidade pensam assim.

Mas para responder aquela típica ideia que, já muito ouvi, as meninas são bonitas é de vestidinho e muito bonequinhas. Deixo este vídeo que encontrei pelo facebook.




Menina ou menino são ambos bons, bonitos quando estam arranjados, e mais bonitos ainda quando brincam, divertem-se e sujam-se.

2 comentários:

  1. É tudo bem verdade... E há medida que ficam mais crescidinhos, mais se vê e ouve... Sempre tive pais de meninos (1/2/3 anos) que ficam preocupados quando chegam à creche e vêm os seus rapazinhos a embalar os bonecos, por exemplo... Eu digo-lhes sempre algo do género: "Mas quer ser avó um dia, não quer? Pois ele vai embalar os filhos de certeza!"
    Eu já imagino no quarto do Afonso uma cozinha de brincar para o faz-de-conta, gosto tanto! :) Se ele preferir uma bancada de ferramentas, tudo bem na mesma!
    Agora, é natural que alguma influência apanhe dos gostos dos pais, mas dado que estes pais nunca cresceram tudo ;) temos bonecas e naves espaciais, e peluches e figuras de ação, máquinas de costura e bolas de futebol...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é normal que apanhem gostos dos pais e que formem os seus próprios gostos, mas lá está que mal tem um menino brincar com bonecas? Como já li por aí significa o quê? Que vai ser um bom pai?
      Eu sempre gostei mais de brinquedos de "meninos" por acaso, mas também tinha bonecas, gostava de brincar com tudo. Aliás, durante toda a minha infância eu queria um torno, talvez porque o meu pai tinha um, até que um dia ele deu-me um pequenino e eu toda contente meti-o na estante do quarto :P
      No outro dia a minha sobrinha trouxe-me uns brinquedos que eram dela e vinham uma boneca de peluche muito bonita e depois a minha irmã disse qualquer coisa como "se for rapaz é que é pior" e eu disse logo que não fazia mal nenhum :P
      Mas é com muito desagrado que vejo que as mentalidades não mudaram muito :/

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...