domingo, 18 de outubro de 2015

Reutilizar botões

Não sei se é muito comum as pessoas terem imensos botões em casa. Mas eu tenho, alguns bem velhinhos. A minha mãe guardava todos os botões. Lembro-me de ser pequena e brincar com eles. Mais ou menos há um ano decidi começar a fazer coisas com os botões que tinha por cá.

Fazer artesanato com coisas que já temos é estar a reutilizar materiais, dar-lhes uma nova vida. Além dos botões precisei sempre para as coisas que fiz de uma pistola de cola quente.

Imagem ilustrativa dos botões que eu tinha cá em casa na altura
Imagem própria
As primeiras peças que decidi fazer foram ganchos para o cabelo, quer de mola, quer tipo pinça. Ficaram como eu queria, mas ao estarem sempre no cabelo com o uso fui perdendo alguns botões. Então tinha de voltar a colar novos botões, de qualquer modo agora tenho o cabelo pequeno não dá para usar ganchos. Por isso, acho que ficam engraçados, mas não acho que seja uma ideia muito prática.

Imagem própria

Imagem própria

Como estávamos perto da época natalícia decidi fazer também uma coroa de Natal. Acho que fazermos coisas próprias para a decoração de Natal, bem como darmos presentes feitos por nós nesta época é o que representa verdadeiramente o espírito natalício. Como não gosto da loucura do consumismo, muito menos nesta fase de Novembro a Dezembro, aliás cada vez suporto menos, a única decoração que tenho de Natal é alguma coisa feita por mim. Não compro nada dessas coisas, nem uso, a não ser que cá em casa alguém queira comprar e montar. Mas acho que quando é feito por nós com recurso à reutilização de materiais, ou mesmo que se comprem materiais novos, é sempre original, bonito e verdadeiramente natalício.

Coroa de Natal
Imagem própria
A coroa passa o ano inteiro na parede ao lado da secretária do computador, ao lado de uma prancheta que eu gatafunhei há uns anos e de um calendário de alumínio do Trabi (carro da RDA). Quando chegar a Dezembro ponho-a na porta principal.

Para fazer a coroa aproveitei uma caixa de cartão, apenas tive de comprar a fita. Devia era ter pintado o cartão de branco para que ficasse mais homogénea, mas só me lembrei disso depois de concluída. Ainda no espírito natalício, na altura fiz uns presentes onde apliquei botões. Normalmente, dou sempre presentes feitos por mim no Natal a algumas pessoas. O ano passado comprei umas caixas de madeira, pintei-as e apliquei os botões e fiz o mesmo numa moldura. A moldura ficou tão fofa, mesmo bonitinha, infelizmente não tirei fotos nem às caixas nem à moldura por isso não posso mostrar. Este ano ainda não decidi se vou fazer alguns presentes ou não, depois penso nisso.

Para finalizar, queria mostrar a sardinha que diz para concorrer ao Concurso Sardinhas Festas de Lisboa 2015, infelizmente não ganhei, mas pronto tenho a minha sardinha mangerica aqui pendurada na sala. Para esta sardinha tive de comprar alguns botões novos, porque não tinha botões suficientes destas cores, neste caso já pintei o fundo do cartão com as cores correspondentes.

A sardinha mangerica (acompanha por outras sardinhas)
Imagem própria
Acho que reutilizar botões para artesanato é bastante interessante, afinal sem ser a costura ou artesanato, os botões não servem para muito mais coisas ou estarei a esquecer-me de algo? Depois são materiais que duram mais que os tecidos e que não se podem reciclar. Quer dizer se calhar até podem, mas não há recolha apropriada.

Espero que vos tenha inspirado a reutilizar botões.
Tenho de pensar onde posso reutilizar aqueles botões com barquinhos que se vêem na primeira fotografia que ainda me lembro bem de serem de um fato que eu tinha quando era criança.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...