sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Onde deitar os cabelos?

Lembro-me de ser pequena, vivia num apartamento e a minha mãe deitava os cabelos na sanita e mesmo algum lixo que varria, o pó e tal, só de pensar... Sim naquele tempo não havia ETAR, apenas esgoto, mas ainda me lembro do cheiro que vinha no Tejo quando a maré estava baixa, nós vivíamos na Amora mesmo junto à baía. Via-se aquele lodo e provavelmente os nossos cabelos e toda a outra porcaria ali e o cheiro horrível.

Agora quando existe sistema de ligação aos esgotos, o que deitamos pela sanita já não vai parar assim ao rio, vai para uma ETAR, mas nem por isso a coisa melhora muito. Se temos fossa séptica, se houver alguma fuga, tudo vai ser absorvido pelo solo. Os cabelos e outro lixo vão entupir os esgotos e dificultar o tratamento das águas residuais nas ETARs. Isto já para não falar de outras coisas como tampões, pensos higiénicos, preservativos, às vezes até me custa a entender como alguém é capaz de deixar estas coisas na sanita. Muitas vezes, os grandes problemas das água residuais não são os nossos dejectos (aliás estes até podem ser decompostos e reutilizados, existem sanitas secas, acho a ideia bestial), mas o resto de coisas que deitamos para a sanita, incluindo os detergentes que prejudicam bastante o tratamento das água.

Só por curiosidade, aqui fica um sistema de sanita seca.



Imagem retirada de http://gaia.org.pt/node/16004

Por causa destas coisas, comecei a dizer à minha mãe que mais valia pôr os cabelos, bem como o lixo do chão, no caixote do lixo indiferenciado. Actualmente, como já referi noutras postagens, muito raramente despeje o lixo que varro no lixo indiferenciado, costumo deitá-lo nos canteiros (retirando, claro, alguma coisa que não seja biodegradável).

Mas continuava a tirar o cabelo da minha escova e a deitá-lo no caixote do lixo. Mas também me deixei disso. Agora quando limpo a escova vou enterrar o meu cabelo no canteiro das hortenses. O cabelo, tal como as unhas (ainda não me decidi a ir enterrá-las) são células mortas e quem é que come restos animais, as minhas amigas minhocas que já falei na postagem O café e as minhocas.

O cabelo, tanto o nosso como o dos animais é biodegradável como não poderia deixar de ser, por isso pode e deve ser deixado onde se degrade. Logo podem enterrá-lo num canteiro ou vaso ou deitá-lo na compostagem, caso façam. Se tiverem minhocas, elas agradecem e depois agradecemos nós o húmus. Deixo aqui este link, onde podem ver os alimentos preferidos das minhocas.

Claro que senão tiverem nenhuma destas soluções continuo a achar que é melhor pôr os cabelos para o lixo indiferenciado do que para a sanita. A possibilidade de entupir canos e deixar a água ainda mais suja parece-me pior, ao menos em aterro o cabelo sempre se vai degradando.

Para terminar, será que ter deixado de usar champoo com parabenos e essas coisas (Produtos de higiene e cosmética), a experiência está a correr muito bem, deixou o meu cabelo mais saboroso?

3 comentários:

  1. Olá Sónia,
    Durante algum tempo também era possível doar o cabelo para o IPO de Lisboa, mas penso que já deixaram de o solicitar...
    Um abraço,
    Mab

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Olá
    Sim é verdade, pensei doar algumas vezes, mas nunca cheguei a conseguir o comprimento suficiente :/ Pelo menos cá pediam que o cabelo doado tivesse um comprimento mínimo. Também já tinha lido que já não precisam de mais cabelo. Mas era sem dúvida uma causa nobre :)

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...