quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Água - fonte de vida (cada vez menos)

A água é provavelmente o recurso natural mais importante que existe. É-nos essencial. Podemos viver sem tudo o resto, mas a água não pode faltar. Não é por acaso que as antigas civilizações começaram todas perto de grandes rios, porque precisavam de água e porque os solos em leito de cheia estavam carregados de nutrientes o que permitia uma agricultura fértil (antes de se porem os adubos, pesticidas e herbicidas).

Muitos desses solos com o avançar dos tempos e do crescimento das cidades foram sendo urbanizados. Em Portugal, alguns dos solos mais férteis, caso da região da Grande Lisboa estão todos ocupados por aglomerados urbanos, mas a isso não há volta a dar. Mas também não é disso que pretendo falar.

Nós gastamos muita água, acho que mesmo quem se preocupa em poupa-la, gasta imensa, porque o abrir da torneira se tornou um gesto demasiado banal. Acho que só damos conta de quantas vezes o fazemos quando nos falta a água em casa.

Portugal é um país muito rico em recursos hídricos, com destaque para o Minho e partes do Pinhal Interior, onde as nascentes se multiplicam. Se formos a ver, a água sim é uma verdadeira riqueza para um país, mais que o ouro, os diamantes ou o petróleo, mas parece que ninguém se dá conta disso.

Se gastássemos muita água e não a poluíssemos, o problema não seria tão elevado. Mas, gastamos muita água, poluímos muita água, gastamos recursos a limpar a água nas ETARs, continuamos a fazer descargas de água poluídas para os rios. Depois, assim de uma forma bem resumida, a água evapora, condensa e precipita, em muitos sítios Chuva ácida (o que se deve à poluição atmosférica) depois a água infiltra-se e os solos que são excepcionais filtros de água, nem sempre conseguem filtrar tudo, e isto é um ciclo que nunca mais acaba.

O planeta tem capacidade para absorver os nossos erros e corrigi-los, apenas não o consegue fazer à velocidade que nós os cometemos.E por mais que o conhecimento avance, não paramos de cometer erros, cada vez mais.

Olhem estas notícias de dois rios bem nossos conhecidos: Metais pesados acima do recomendado no rio Zêzere junto às minas da Panasqueira e Tejo, o rio perdido.

Devemos poupar água, tentar polui-la menos e reaproveita-la quando é possível. Não reaproveito muita água, mas tento sempre reaproveitar a água onde cozo os alimentos, onde os lavo e onde esterilizo os fracos. Normalmente, deixo a água arrefecer de um dia para o outro para regar as plantas, a água da cozedura dos legumes é especialmente boa porque fica com os nutrientes dos alimentos. Ás vezes também reaproveito a água de cozer peixe, mas não tenho a certeza se o devo fazer.

Outra coisa, tenho por hábito ver se os ovos estão em bom-estado, essa água como é limpa costumo guardar para o ferro de engomar.

E ainda uma coisa que não faço, mas sei que devia fazer é aproveitar água da chuva, quer dizer acabamos sempre por aproveitar a que cai no momento, uma vez que se infiltra logo no solo, mas sempre seria possível aproveitar mais alguma.

Claro que antes de reaproveitá-la, um passo essencial é reduzir o seu consumo, ter atenção às torneiras, se estas pingam, não as deixar a correr. Ter atenção ao autoclismo, será sempre necessário despejá-lo? Bem quer dizer, também não estou a sugerir que acumulem coisas infinitas lá dentro, não convém.

O ciclo da água

Imagem retirada de http://explorarasciencias.yolasite.com/5%C2%BA-ano-cn-%C3%A1gua.php

O ciclo da água quando é contaminada pelas actividades humanas

Imagem retirada de http://explorarasciencias.yolasite.com/5%C2%BA-ano-cn-%C3%A1gua.php

Nisto há um meio termo, a contaminação é elevada, mas a existência de ETAs (Estação de Tratamento de Águas) e de ETARs (Estação de Tratamento de Água Residuais) têm contribuído para a melhoria das condições da água. Todavia, não nos podemos esquecer que nem todas as águas são tratadas, nem em Portugal, quanto mais no mundo.

Imagem retirada de http://explorarasciencias.yolasite.com/5%C2%BA-ano-cn-%C3%A1gua.php
Por isso devemos:
- Gastar menos água;
- Reutilizar a água;
- Poluir menos a água que gastamos.

Conseguiremos na nossa vida diária fazer isto? Acho que se pensarmos nem que seja uma vez por semana nisto, ao fim de algo tempo já será alguma coisa.

Por fim, para as pessoas que me dizem que utilizar produtos descartáveis é melhor porque não se gasta tanta água. Nunca podemos ver somente a água que gastamos em casa, o fabrico de novos produtos gasta uma imensidão de água, muito superior à que utilizamos para lavar um produto idêntico.

2 comentários:

  1. Onde eu peco mesmo é no banho... Fico sempre ali mais um bocadinho do que o necessário... Ainda assim, recolho a primeira água do chuveiro (fria) para um balde e uso no autoclismo.
    Também tento reaproveitar a água que posso na cozinha e de inverno, quando uso o desumidificador, uso essa água para por no ferro de engomar.
    Já vi uns sistemas para reaproveitar a água das máquinas de lavara loiça e roupa, mas aqui não tenho espaço para isso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No banho também peco um bocadinho, mas é mesmo porque fico mais tempo. A água fria eu aproveito logo para mim, porque tomo banho com água quase fria. Mas os outros habitantes cá de casa são um exagero, a água tem de estar a escaldar e sim também a despediçam.

      Por acaso raramente uso o desumidificador, mas a minha mãe também aproveitava para o ferro de engomar :)

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...