domingo, 16 de agosto de 2015

Reutilizar rolhas de cortiça


Se há produto que se usa em Portugal é a rolha de cortiça, matéria-prima bem portuguesa e que devemos apostar. A cortiça tem imensas utilidades, sendo um óptimo isolador, não era por acaso que as escolas tinham/têm aqueles tectos de cortiça, talvez a utilização mais comum e visível no dia-a-dia sejam as rolhas de cortiça das garrafas de vinho. Eu não bebo vinho, logo não costumo contribuir para o aumento deste tipo de resíduos. Mas bem, há quem cá em casa contribua para os aumentar, e ainda bem. Já que eu vejo na cortiça uma certa beleza, a qual portanto pode ser reutilizada. Desta forma guardo todas as rolhas de cortiça. Algumas tento reutilizar, outras levo para a reciclagem. Em todos os supermercados costuma haver recolha de rolhas de cortiça, as quais serão transformadas noutro tipo de produtos.

Uma rolha por outra, às vezes vai parar a algum canteiro de flores, o que também não tem grande problema, uma vez que são biodegradáveis.


Por isso, façam o que quiserem às rolhas, mas por favor não as deixem no lixo indiferenciado. É realmente um desperdício.

Uma das ideias mais fáceis para a reutilização de rolhas de cortiça é fazer base para quentes, apenas se têm se colar umas rolhas às outras com cola quente. Simples.

A primeira base para quentes que fiz. Não sei porquê achei que devia cortar as rolhas ao meio, só compliquei e não ficou lá muito bonita. Mas bem, serve para o que se pretendia, é útil.
Imagem própria.



A segunda base que fiz para quentes, decidi não inventar e apenas colar as rolhas e ficou sem dúvida melhor, até porque as rolhas eram todas do mesmo tamanho, o que facilitou a tarefa.
Imagem própria



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...