segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Apologia do Sorriso

Sabem aquela história dos favores em cadeia? Se ajudarmos alguém e a pessoa ajudar alguém e por aí adiante, o mundo torna-se muito melhor? É isso, e sim isto não tem nada a ver com resíduos, nem ecologia. Quer dizer não tem a ver directamente, mas acredito que esteja relacionado.

Não é segredo para ninguém, os que me conhecem, a quantidade de vezes que me chateio muito com as pessoas à minha volta, não com ninguém em concreto, mas com a forma como vivemos em sociedade. A falta de respeito para com os outros é algo demasiado grande. Existe uma falta de respeito desde grandes coisas até às pequenas banalidades do dia-a-dia. As pessoas não se cumprimentam, tratam mal os empregados do comércio, deitam lixo na rua (tinha de inserir o lixo em algum sítio), não cedem passagem, não dão lugar a alguém mais necessitado nos transportes públicos, um sem fim de coisas. E qual é a solução? A educação, sobretudo. Mas a educação não é algo que se mude de um dia para o outro.

Assim, cada um de nós que se preocupa com uma sociedade melhor, mais justa, mais humana, deve fazer a sua parte. Não devemos deixar de o fazer porque os outros não fazem, mas fazê-lo e sorrir. Creio que se alguém se levanta para dar o lugar num transporte público a alguém mais necessitado. Talvez essa pessoa que nunca cedeu o seu lugar, o faça noutra ocasião.

Logo mesmo que o mundo, a sociedade pareça estar contra nós... que tudo o que se faça pareça ser em vão... vamos sorrir e ajudar na mesma, as pessoas, o ambiente, o mundo... podemos não o mudar, mas podemos mudar a perspectiva de alguém em pequenas coisas.

Talvez aquela pessoa a quem sorrimos hoje, comece também a espalhar sorrisos por aí.
Talvez aquela pessoa a quem explicamos porque dividimos o lixo, também o comece a dividir.

Claro que não é fácil sorrir todos os dias, ser feliz e sentir-se bem, mas é talvez algo essencial... desprendermos-nos das coisas mais fúteis do dia-a-dia, olhar, apreciar e sorrir.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...