quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Não secar as mãos em casas de banho públicas

Nunca gostei de secar as mãos em casas de banho públicas com secadores, aquele calor nas minhas mãos é algo que realmente não aprecio. Aliás eu nem sequer uso secador de cabelo pelo mesmo motivo, com raras excepções como se estiver muito constipada num dia de Inverno muito rigoroso, por isso por ano não devo usar o secador de cabelo mais que três ou quarto vezes.

Como nunca gostei de secadores de mãos, quando as casas de banho apenas têm essa opção costumo sacudir dentro do lavatório e se estiverem ainda com alguma água passo-as pela minha roupa. E bem, às vezes ainda nem saí da casa de banho e já estão secas. Mas quando havia a hipótese de limpar a papel costumava utilizá-lo.

Mas de há uns tempos para cá comecei a perguntar-me: "Se quando só há secador prefiro não secar as mãos, porque as hei-de secar quando há papel?"

Por este motivo deixei de as secar de todo, não quero gastar papel simplesmente para secar mãos. Mais lixo, mais desperdício, mais energia gasta sem qualquer necessidade.

Assim, só seco as mãos quando tenho toalhas de pano, ou seja, em minha casa ou na casa de alguém.












Imagem retirada de http://comunicadores.info/2007/10/18/wwf-paper-dispenser/



Relativamente a secar as mãos na cozinha, continuo a fazer como sempre aprendi, a secá-las num pano de cozinha. Aliás é a principal utilização que dou a panos de cozinha, isso e utilizá-los para passar nas bancadas e tal, já que não costumo secar a loiça, uma vez que a deixo a escorrer. Mas no outro dia apercebi-me que há quem, mesmo em casa, use rolo de papel de cozinha para secar as mãos. Fiquei incrédula, a sério que dá jeito a alguém secar as mãos em casa a papel para a seguir o deitar fora. Sem contar com o desperdício, nem que seja por uma questão económica parece-me estranho. Secar mãos limpas a papel só porque sim, em sua casa, é algo muito estranho para os meus hábitos e para os meus ideais de sustentabilidade.


2 comentários:

  1. Nunca vi ninguem a secar a toalhas de papel, felizmente! Eu sou uma chata com o rolo de papel de cozinha! Faz-me impressão ter e gastar daquilo. Tirando para alguns fritos (e são poucos que geralmente uso a airfryer) não lhes vejo outra utilidade. E mesmo para os fritos eu vou guardando os saquinhos de papel pardo da farmácia e afins... O meu marido é que se volta para o papel de cozinha, por exemplo, para apanhar alguma comida que caia ao chão ou assim. Mas eu fico logo em parafuso - Então, não podias fazer isso com o pano?? Sou uma chata, eu sei, mas o desperdício mexe tanto comigo! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos mesmo duas então :) eu compro-o, mas até um rolo acabar fica ali anos, é raríssimo usar. Como não podia deixar de ser cá em casa também é ele que usa mais. Mas usamos sobretudo para fritos, os quais também fazemos pouco.

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...