As batatas-doce que comprei Imagem própria |
A batata-doce de Aljezur é um Produto com Indicação Geográfica Protegida atribuída pela União Europeia e pode ser encontrada entre Novembro e Abril. A batata-doce é uma excelente alternativa à batata comum. Cá em casa, por vezes, quando assamos no forno, misturamos as duas. Costumamos comer batata-doce como acompanhamento de frango assado no forno, hoje para variar fiz misturada com cenoura a acompanhar salmão no forno.
Além do excelente sabor, esta batata é muito saudável (se não a comerem frita, claro está):
(informação retirada de: http://www.batatadocealjezur.pt/a_batata_doce.html)
Desta forma, quando vínhamos para casa, parámos no mercado de Aljezur para comprar as maravilhosas batatas-doce, aproveitamos também para comprar laranjas e figos secos, tudo coisas bem algarvias (já devo ter dito algures que gosto de comprar produtos regionais). E queria só mencionar mais uma coisa, a senhora que nos vendeu estes produtos era estrangeira, da Europa Central e eu como adoro estas coisas de imigração e estilos de vida alternativos à sociedade, lembrei-me logo desta reportagem que tinha lido há tempo sobre Aljezur.
Para finalizar, se passarem em Aljezur como nem só de comida nos alimentamos, visitem a praia da Amoreira, acho que não se vão arrepender.
Imagem retirada de http://blog.turismodoalgarve.pt/2012/01/1001-praias-praia-da-amoreira.html
Comprar nacional, não ajuda apenas a economia, é também mais sustentável.
Agora tenho é de esperar que o meu pai vá ao Algarve para me trazer mais batata-doce.
E são óptimas! Devias ter ido ao Pão do Rogil comer um pastel de nata de batata-doce ou de alfarroba :)
ResponderEliminar