terça-feira, 21 de março de 2017

O tesouro desenterrado

Ainda há uns dias disse que o meu objectivo era fazer apenas uma publicação por mês, mas já estou a ir contra o planeado. Mas tinha de vos mostrar o meu achado "arqueológico".

Imagem própria



E agora vou contar-vos a história. O terreno ao lado da minha casa está sem qualquer tipo de actividade. Nesse sentido o dono deixa que as nossas galinhas andem lá à solta, é bom para nós e para ele que assim não tem de gastar dinheiro na manutenção do terreno. O terreno de que estou a falar é bastante grande. Então, raramente vou a alguns sítios do terreno. Mas no outro dia ia ver se andavam plásticos a voar quando encontrei o meu "tesouro".

A história é a seguinte, há bastantes anos, há mais de vinte anos, a pessoa que amanhava aquela parte do terreno mandava todo o lixo para um canto. Após o terreno ter deixado de ser cultivado cresceram silvas por todo o lado. Anos mais tarde, as nossas cabras foram comendo as silvas, deixando o terreno livres para as galinhas esgravatarem à vontade... então elas têm andado num grande achado arqueológico... enfim, o terreno como teve tanto lixo, entre o qual orgânico, a terra ali tem uma textura e muitos restos interessantes para as galinhas. No entanto, pelo meio também aparece muitas garrafas de vidro (intactas) e muitos plásticos (muitíssimo degradados).

Então agora quando consigo, lá vou eu apanhar umas garrafas ou uns plásticos. Mais uma vez temos a prova que o vidro é um material muitíssimo melhor. Na grande maioria dos casos permanece intacto até o poderia reutilizar se quisesse (mas o seu destino vai ser mesmo a reciclagem).

Na fotografia seguinte podem ver as garrafas que apanhei no dia da descoberta, depois disso já lá voltei e já apanhei outras, nomeadamente as da primeira fotografia.



Imagem própria



2 comentários:

  1. Só um aparte muito meu: as de coca cola e a de sumol são de colecção. Pessoalmente tento que algo que faça parte da história não tenha como destino a reciclagem. Há quem coleccione e até compre e, há por exemplo a Ephemera que recebe tudo o que seja histórico. Se fosse plástico nem pensava duas vezes, mas essas até ajudam a relembrar que há uns meros 20 anos atrás vinha tudo em vidro e, pasme-se, trocava-se o vasilhame. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Júlia
      Obrigada pelo comentário' por acaso já me tinham chamado a atenção para não deitar fora estas garrafas' por enquanto ainda não lhes fiz nada' mas concordo que há coisas que devemos preservar' até o peso destas garrafas é completamente diferente das actuais' eram mais grossas para serem reutilizadas'
      Enfim' agora falamos de reutilizar como sendo algo muito "fora do comum" e há uns anos todos o faziamos

      (desculpe' mas estou sem vírgulas e pontos finais)

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...