segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Omelete de cebola e tomate: sem lixo

Como escrevi na publicação de um ano do blogue, tenho o objectivo de reduzir o consumo de carne. No entanto, este objectivo tem sido abortado constantemente. Um dia tinha feito um prato com cogumelos, milho, maça e molho de tomate (caseiro) para o meu almoço e para o almoço do meu pai havia um resto de bolonhesa, quando cheguei a casa, ele tinha comido o meu almoço e deixou a bolonhesa para mim. Passado uns dias, fui a uma hamburgaria perto da minha loja porque me lembrei que tinham um hambuguer vegetariano, já estava sentada e quando fui pedir, afinal naquele dia não havia. Possa! É difícil comer fora de casa comida vegetariana, bem me lembro que tinha uma colega que dizia que a cunhada que é vegetariana, às vezes, acabava por apenas comer batatas com couves.

De facto, grande parte dos restaurantes, não têm opções vegetarianas. Em Lisboa, gosto muito de um restaurante que é o Bio em Arroios, só tem comida vegetariana (às vezes têm bacalhau espiritual, não sei bem o motivo) e é a um preço acessível para o dia a dia. Mas por acaso não vou lá há algo tempo. Depois sugiro a cantina da Universidade de Lisboa, eheh. Não sei como está agora, mas no meu tempo de estudante, adorava ir comer à parte do refeitório macrobiótico, Mas aos poucos, as coisas têm evoluído e já há diversos restaurantes que têm ementa vegetariana.

Mas a minha publicação de hoje é sobre a minha fantástica omelete. No outro dia, ia fazer o jantar para mim, para o meu pai e para a minha sogra e não sabia o que fazer. Então, tive a maravilhosa ideia de fazer uma omelete de cebola e tomate, costumo fazer só de cebola (a minha omelete preferida), mas não costumo juntar o tomate.

A maior vantagem de todas é que os ingredientes vêm todos do quintal: as cebolas; os tomates e os ovos (de galinhas criadas à solta). Logo, são ingredientes saudáveis e sustentáveis. Nem uma embalagem gasta, nem um grama de CO2 emitido pelo transporte, nem lixo (as cascas dos ovos e da cebola voltaram para a terra). Foi um jantar mesmo sustentável.

Numa frigideira coloco a cebola picada e o tomate e deixo fritar até ao ponto pretendido.

Imagem própria
Depois junto os ovos batidos, neste caso foram 10 ovos.

Imagem própria

Não deixo a imagem final da omelete, porque eu já devia ter percebido que virar omeletes de 10 ovos não é tarefa que eu consiga fazer facilmente. O que quer dizer que a minha omelete ficou bem feia. No entanto e o mais importante de tudo, ficou bastante saborosa, segundo a minha sogra ficou bem melhor que as que costuma comer (ela gosta muito da comida que eu faço, o que me leva a crer que as papilas gustativas dela não são grande coisa).

Mas aqui está, uma refeição rápida, fácil, barata (no meu caso o custo foi nulo) e muito sustentável (desde que não seja com tomates e cebolas importadas).

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...