quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Os sedentários atletas

Nada contra quem vai a ginásios, até porque se eu tivesse alguma coisa contra, não falava à maior parte das pessoas que conheço, mas lembrei-me de uma fotografia que vi há muitos anos.

Estava eu no primeiro ano da faculdade e na cadeira de Geografia Social e Cultural, o professor mostrou-nos uma fotografia da incongruência da sociedade actual. A fotografia retratava um ginásio e toda a gente nas escadas rolantes a entrar e a sair do ginásio. Ele depois começou a dissertar sobre o porquê de sermos tão sedentários e depois termos a necessidade de nos fecharmos para fazermos exercício físico. Claro que nessa altura mencionou o facto de termos um dos melhores climas do mundo para a prática de desporto ao ar livre e muitas vezes não o aproveitarmos.

A imagem não era esta, mas era idêntica.

Imagem retirada de https://bicycledutch.wordpress.com/2013/04/18/going-for-a-swim/

Claro que eu sei que ir ao ginásio não é só ir correr para passadeiras, há imensos exercícios, máquinas e aulas. Mas não deixa de ser curioso como somos uma sociedade de sedentários que têm sempre de estacionar o automóvel à porta e depois vão correr em passadeiras eléctricas. Vamos usar energia eléctrica para gastarmos a nossa energia pessoal.

Todavia, acho que as coisas têm melhorado em Portugal no que a isto se refere. Cada vez vemos mais pessoas a fazerem exercício na rua, corrida, caminhadas, andar de bicicleta e a aproveitarem o bom tempo.

Mas bem eu sou sedentária mesmo, nem faço exercício em ginásios nem na rua. Quer dizer pertenço a um grupo de caminhadas, mas daquelas a sério com longas caminhadas que começam às 8 da manhã e duram todo o dia... mas fui apenas à primeira caminhada, mais de 20km, não me custou nada, aliás adorei... mas no dia anterior descobri que estava grávida, logo fui à primeira caminhada e achei logo melhor reduzir para caminhadas mais curtas.

2 comentários:

  1. ahh as saudades que eu tenho das caminhadas! Ainda fiz algumas depois de estar grávida, mas rapidamente tive que as por em stand by... Mas não tarda já vai o Afonso também! :) A ver se é com o filho que convencemos o pai a vir connosco! Com que clube fazes as caminhadas? Eu faço com o CIMO. beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é um clube... é com um grupo de pessoas, aquele tipo de grupos de conhecidos de conhecidos... que por acaso a base é de um grupo de motards que começou a fazer caminhadas... e o meu namorado e eu começamos a ir com eles... bem só nas caminhadas que motas não é connosco :P

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...