quarta-feira, 18 de novembro de 2015

O que interessa informar? Caso de rompimento de barragens brasileiras

No dia 13 de Novembro conversava com uma amiga brasileira do estado de Minas Gerais sobre o que se está a passar no seu estado. Nomeadamente, o rompimento de barragens de contenção de dejectos de minério e a consequente contaminação de diversos rios, com destaque para o Rio Doce.

As lamas provenientes destas barragens contaminaram a água o que de forma automática matou toda a fauna desses rios. Nos quais é captada a água que serve para o consumo das cidades mais próximas como é o caso da cidade de Governador Valadares. Essa água neste momento tem um elevado teor de ferro o que impossibilita o seu tratamento e, consequentemente, a inexistência de água potável nestas cidades.

Imagens de antes e depois do rompimento das barragens
Imagem retirada de http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/11/rompimento-de-barragens-em-mariana-perguntas-e-respostas.html

Para mais informações sobre o acidente e as suas consequências podem por exemplo ler isto: Rompimento de barragens em Mariana: perguntas e respostas. Esta minha amiga dizia-me, para minha admiração, que este acontecimento está a ter pouco impacto nos media brasileiros. Aliás, ela até achou estranho como eu sabia do acontecimento, já que no próprio Brasil pouco se tem falado dele.

É incrível como estes assuntos são tão pouco importantes para a generalidade dos meios de comunicação. Embora signifiquem o fim de habitats, morte de animais, morte de pessoas, contaminações que prejudicaram o ambiente por longos e longos anos, falta de água potável disponível em certas cidades, etc, etc.

Como referi na publicação Inundações - calamidade ou ganância?, na maioria das vezes os responsáveis humanos por estes acidentes nunca são chamados a assumir a sua culpa. O que aconteceu no Brasil é um crime ambiental e há-de ter culpados. Não sei como é a lei brasileira, mas se fosse em Portugal sei que isto se arrastaria por anos e anos. Os interesses são sempre demasiado grandes.

No mesmo dia que falei sobre isto com ela, aconteceram os ataques terroristas em Paris. Perguntei-lhe se os atentados em França foram mais falados pelos meios de comunicação brasileiros do que o que se passa em Minas Gerais. E, obviamente que sim, foi muito mais noticiado, talvez isto seja a globalização da informação e do que interessa informar.

O problema dos meios de comunicação não é aquilo que eles informam, acho muito bem que informem dos atentados em Paris, o problema é daquilo que nunca informam. E nós apenas nos tocamos com aquilo que sabemos, por isso podem continuar a romper barragens por esse mundo fora, a contaminar rios, a matar peixes e pessoas e a poluir a água.

Fica aqui mais um vídeo sobre este desastre e a vida das pessoas na cidade de Governador Valadares.


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...