terça-feira, 17 de novembro de 2015

Fazer brinquedos com materiais usados

Já vos falei sobre o que acho dos brinquedos, na publicação Brinquedos fazem crianças felizes de geração em geração. Mas claro que eu acho importante as crianças terem brinquedos, mas tenho horrores ao excesso e ainda mais a lojas de brinquedos ou supermercados na altura do Natal. E parece que o Natal já começou não é verdade?

Mas como eu gosto de criar, decidi através de materiais já velhos tentar fazer uns brinquedos. O que vou mostrar foram as últimas coisas que fiz para o bebé antes de nascer. Para ter ideias, andei à procura pelo mundo virtual de inspiração. Vi muitas coisas e decidi fazer um polvo a partir de tshirts velhas e dois fantoches através de um par de meias velhas.

Assim, fui ao armário das tshirts velhas, aquelas que são só para andar no quintal e lá encontrei duas, bem velhinhas. Escolhi uma azul e uma preta porque eram das poucas que ainda mantinham a cor natural de forma homogénea.

Imagem própria

Uma tshirt chega para fazer o polvo, mas como eu queria duas cores preferi usar duas. Cortei 24 tiras para fazer os tentáculos, os quais são feitos em forma de trança. Depois de ter os oito tentáculos prontos, com pequenos restos de tecido fiz uma bola para fazer a cabeça, para a parte exterior da cabeça usei um quadrado de tecido.

Embrulhei tudo e prendi com elástico de roupa para os tentáculos ficarem todos presos dentro da cabeça. Entre os tentáculos e a cabeça cosi uma faixa de tecidos para tapar os acabamentos. Cortei os olhos e a boca em feltro e cá está, o meu polvo.


O meu polvo
Imagem própria

Além do polvo fiz dois fantoches, os quais não são para o bebé brincar, mas sim para eu brincar com o bebé.  Para o primeiro fantoche precisei de uma meia velha (aquelas que o elástico já não se segura) que me tapa o braço até ao cotovelo, além disso utilizei feltro, botões e também restos das tshirts que usei para o polvo.

Imagem própria

Na parte de baixo da meia cosi feltro vermelho para fazer a boca. Na parte de cima cosi dois botões verdes que são os olhos e fiz tipo um pompom com tiras das tshirts (azuis e pretas) que é o cabelo, o qual prende com um botão em forma de borboleta. A isto decidi juntar um colarinho. E aqui está o meu fantoche ou a minha fantoche.

Imagem própria

Imagem própria

Posteriormente fiz outro fantoche com a outra meia. Mais ou menos da mesma forma que fiz o fantoche anterior, mas este tem um chapéu e umas tranças. Aqui está ele.

Imagem própria
Imagem própria

Imagem própria

Tudo isto foi feito com material reutilizado, a única coisa que tive de comprar foi o feltro vermelho. Obviamente o restos das tshirts vão agora para o saco de roupa para reciclar.

E aqui está uma forma de dar aso à criatividade e reutilizar materiais. Devo dizer que gostei especialmente de fazer os fantoches e foi super rápido, acho que deve ser ideal para fazer com crianças mais crescidas.

E assim, vão crescendo o número de brinquedos cá em casa, sem recorrer a centros comerciais e multinacionais. Por enquanto, pelo menos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...