domingo, 15 de novembro de 2015

Bolo de iogurte com farinha de arroz integral

Gosto bastante da fazer bolos, pena que eles desaparecem cá de casa num ápice. Os bolos caseiros além de estarem relacionados com a minha infância e com as lembranças da minha mãe são bem mais saudáveis e baratos (então para quem tem imensos ovos como eu) que os bolos processados. E se formos a ver fazem-se num instante, bem depende do bolo. Mas o bolo de iogurte é mesmo muito fácil de fazer, básico mesmo.

Aproveito para fazer bolo de iogurte sobretudo quando tenho iogurtes perto do fim de validade ou que esta já passou há um ou dois dias. Diga-se passagem que é dos poucos alimentos que tenho receio de comer muitos dias depois do fim de validade. Mas desta vez nem foi por isso que fiz, foi por esta tabela que vi.

Imagem retirada de https://www.facebook.com/BRIObiologico/photos/a.180190041388.134405.124840276388/10153103076356389/?type=3&theater

E eu tinha cá em casa uma farinha de arroz integral e biológica (o que é bom dos produtos biológicos é que pelo selo podemos ver que é português) que comprei há uns tempos para fazer pão, mas que nunca gastei toda. Então decidi experimentar a receita normal de bolo de iogurte, mas utilizando a farinha de arroz.

A grande vantagens da farinha de arroz relativamente à de trigo é que a primeira não contem glúten, por isso é apropriada para os celíacos. De resto a farinha de arroz tem uma elevada quantidade de fibra, o que é óptimo para os intestinos e para a redução do colesterol, ainda para mais quando falamos de farinha de arroz integral.

No meu caso, não penso exactamente tanto nos benefícios concretos da farinha de arroz, mas acho que quanto mais diversidade comermos melhor. Trigo, arroz, centeio, alfarroba, todas as farinhas possíveis são bem-vindas.

A minha receita de bolo de iogurte é a seguinte:
  • 1 iogurte (copo de iogurte serve como medida para os outros ingredientes);
  • 6 ovos;
  • 3 medidas de farinha de trigo com fermento;
  • 3 medidas de açúcar;
  • 2 colheres de café de fermento;
  • 1/2 medida de óleo.
Misturo todos os ingredientes, excepto as claras dos ovos e mexo bem. Bato as claras em castelo e junto à mistura anterior. Ponho a mistura numa forma untada com margarina e farinha e levo ao forno pré-aquecido a 180ºC.

Neste caso como troquei as farinhas fiz a receita da seguinte forma:
  • 1 iogurte (copo de iogurte serve como medida para os outros ingredientes);
  • 6 ovos;
  • 2 medidas de farinha de arroz (como consta na conversão da tabela acima apresentada);
  • 2 medidas de açúcar (esta mudança não se deveu à farinha, mas costumo tirar uma medida de açúcar quando faço com iogurtes já açucarados);
  • 3 colheres de café de fermento (adicionei mais uma colher de fermento, uma vez que a farinha de arroz não tem fermento e costumo usar farinha de trigo com fermento);
  • 1/2 medida de óleo (pensei trocar o óleo por azeite para tornar o bolo mais saudável, mas depois achei que já eram mudanças a mais);
  • 3 colheres de sopa de sementes de papoila (é mesmo opcional, mas juntei para dar mais fibra e porque gosto de sentir as sementes, se quiserem saber mais sobre estas sementes vão a este link).
O modo de preparação é igual ao que referi acima.

Imagem própria

O pormenor das sementes de papoila
Imagem própria
O bolo ficou assim meio despedaçado em cima porque eu não untei bem a forma, então até conseguir desenformar tive de lhe bater um bocadinho. Relativamente ao resultado final, a consistência do bolo com farinha de arroz fica ligeiramente diferente do que é habitual com farinha de trigo, mas a nível de sabor nem sinto diferença. Por isso, pelo menos nesta receita, correu bem a conversão de farinha.

E assim, vamos diversificando a nossa alimentação e introduzindo novos produtos, mais saudáveis e mais sustentáveis, espero eu, pelo menos era biológica e integral.

Há coisa melhor do que comer um bolinho caseiro acabadinho de fazer com uma infusão caseira num dia de chuva e frio?

1 comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...