terça-feira, 6 de outubro de 2015

Produtos de higiene e cosmética

Já aqui falei de produtos de higiene, basicamente da minha decisão de usar sabonetes em vez de gel de banho (Sabonetes), bem como da minha decisão de mudar de pasta de dentes (Pasta dentífrica couto - a minha escolha). Estas decisões deveram-se aos tipos de embalagens, à proveniência do produto e ao SLS - Lauril Sulfato de Sódio que segundo o que tinha aprendido num workshop tem diversas contra-indicações. Na altura disseram-me que era cancerígeno, mas pelos vistos há alguma contradição se é ou não. Mas há a certeza que não faz nenhuma falta a nível de limpeza, tem contra-indicações, tais como, irritação nos olhos, descamação do couro cabeludo (similar à caspa), irritações cutâneas e outras reacções alérgicas. E é derivado do petróleo.

Entretanto nas minhas pesquisas comecei a perceber que o SLS é apenas um entre muitos produtos tóxicos que todos os dias entram em contacto com o nosso corpo. Os quais não nos são necessários. Fazem-nos mal, a nós e ao ambiente. No caso dos champô e dos sabonetes, por exemplo, prejudicam a qualidade das águas que chegam às ETARs, aos rios ou que se infiltram no solo (sim que ainda nem todos estamos ligados à rede de esgotos e mesmo nas redes de esgotos, nem todas as águas são tratadas em ETARs).

Andei à procura dos tóxicos presentes em produtos de higiene e cosméticos, encontrei muita informação, mais fiquei perdida entre tanta coisa. E nisto, enquanto olhava para a lista de ingredientes em cada produto, ficava cada vez mais convencida que todos aqueles ingredientes com nomes estranhos não podem ser coisas boas. Mas encontrei esta postagem Aprender a ler rótulos para não comprar o que não queremos no blogue Os produtos naturais.

Nesta postagem, a autora faz um resumo dos dez produtos químicos que se devem evitar nos cosméticos, não quer dizer que sejam os únicos, mas pelo que entendi são os mais comuns. E para uma iniciante, como eu, acho que dez produtos químicos chegam para a minha análise. Basicamente, estes produtos são (não vou reescrever os problemas de cada um, para mais informações leiam o link que referi acima):


  • Parabenos (Metil, Propil, Butil e Etilparabeno)
  • Dietanolamina (DEA), Trietanolamina (TEA)
  • Diazolidinil Ureia, Imidazolidinil Ureia
  • Lauril/Laureth Sulfato de Sódio
  • Petrolato
  • Propileno Glicol
  • PVP/VA Copolímero
  • Cloreto de Benzildimetil (octadecil) amónio – Stearalkonium chloride
  • Cores sintéticas
  • Fragrâncias Sintéticas

Não sou uma pessoa que use muita coisa, primeiro não uso maquilhagem, nunca gostei de usar e desde que li sobre os perigos para a saúde da má maquilhagem e sobre os perigos ambientais do verniz, por exemplo, ainda tenho menos vontade de usar. Também não uso perfumes, não gosto de cheiros sintéticos. De resto, os produtos de higiene que uso são: champô, sabonete, pasta de dentes, um creme qualquer de vez em quando para hidratar a pele (agora na gravidez uso creme gordo com óleo de amêndoas doces), protector solar, desodorizante, baton do cieiro e que me lembre é isto. Ah! Mesmo antes de estar grávida já usava bastante óleo de amêndoas doces é um produto natural, barato e bastante bom.

Mas comecei a ler os rótulos e assustei-me, decidi que tinha de mudar. Pelas minhas leituras era essencial mudar o champô (até porque o meu cabelo desde que engravidei que estava uma lástima devido à oleosidade e a cabeleireira contribuiu para o meu medo a dizer-me que lavar com um champô de supermercado era o mesmo que lavar com detergente da cozinha) e o desodorizante (a maioria são anti-transpirantes com alumínio não deixando a pele respirar, causando vários problemas e potencializando diversas doenças como o câncro da mama).Considerei estes dois produtos essenciais de mudar porque são os que uso diariamente.

É verdade que não devemos viver obcecados com isto, mas se nos podemos expor a menos tóxicos, porquê continuamos a fazê-lo? Acho que é daquelas coisas que enquanto não sabemos não nos preocupamos, mas depois de saber é complicado. Talvez por isso o meu namorado não me ligue nenhuma ao que eu lhe digo e continue a usar os tóxicos todos à vontade.

Vi que havia hipóteses de fazer o nosso próprio champô, mas não me sinto com coragem, sobretudo por a maioria das receitas terem vinagre (cheiro lhec). Mas queria fazer o meu próprio desodorizante, mas tenho andado a adiar constantemente, por isso acho que já não vou fazer. Relativamente ao champô, há a hipótese de o deixar de usar, acredito que funcione, mas acho que não quero passar pela fase intermédia de adaptação.

Entretanto descobri nas lojas celeiro, os champôs Dr Organic que segundo dizem não tem parabenos nem SLS. É bem mais caro que os champôs que costumava comprar, mas acho que tenho é de controlar a quantidade que uso (como cortei o cabelo curtinho até uso menos). Nas compras entusiasmei-me e comprei também o desodorizante da mesma marca (não me lembrava é que ainda tinha uns três da Oriflame dados pela minha tia, não gosto muito das coisas da Oriflame, mas sou incapaz de recusar. E bem, também não quero deitar fora sem usar, mas acho que vou ter de dizer que não quero mais desodorizantes, nem champôs desses, pena é que ela não vai entender o motivo dos tóxicos).

Imagem retirada de http://eluxemagazine.com/beauty/top-5-organic-shampoos/

Os produtos Dr Organic são aptos para vegetarianos e veganos, por isso também não testam em animais. Os produtos são feitos no Reino Unido, pronto não são propriamente feitos em Portugal, mas também a maioria dos produtos de higiene não são feitos cá. Fora a minha querida pasta de dentes Couto, claro.

Não sei até que ponto estes produtos não têm nenhum ingrediente tóxico, mas pelo menos têm muitos menos ingredientes com nomes esquisitos do que aqueles produtos que costumava usar. Aliás, até o cheiro dos produtos é muito mais natural do que aquilo a que estava habituada.

Com isto não digo que a exposição a tóxicos nos vá matar, mas a exposição prolongada provavelmente vai degradando o nosso corpo e o ambiente. Mais uma vez, o menos é mais, usar menos produtos (não usar maquilhagem nem perfume, bem quem gosta que use) e usar produtos com menos tóxicos a longo prazo devem-nos fazer bem.

Não sei é o que vou fazer com os produtos da Oriflame que me dão. Bem às vezes já os distribuo. Pior que isso é quando me oferecem maquilhagem e dizem "Para ver se começas a usar", eu não uso porque não quero, não porque não tenha. Bem, mas tenho de acabar com os desodorizantes que cá tenho, cremes de mãos e tal.

Entretanto decidi não ler, para já, os rótulos do protector solar, nem do baton do cieiro que tenho usado. Acho melhor acabá-los primeiro, depois logo se vê.

A nossa saúde e mesmo a nossa pele e aparência são o conjunto da nossa alimentação, da vida mais calma e com menos stress, dos produtos a que nos expomos, bem como da poluição. Mais natural, acho que é o caminho certo. Até porque eu vejo mais beleza na natureza, nas pessoas mais naturais do que nas super produzidas, uma questão de gosto pessoal.

9 comentários:

  1. Revejo-me em muita coisa! A nível de produtos também apenas utilizo os mesmo (à exceção do desodorizante, que só uso de vez em quando). Maquilhagem, tenho aqui umas 5 coisas que nem sei bem para que servem, mas que a minha mãe achou que eu tinha que ter em casa...
    Amaciador não uso mesmo desde que engravidei, porque não tenho necessidade (a mim a gravidez deu-me um cabelo fantástico), mas antes disso, já tinha passado para o vinagre. Só cheira enquanto o cabelo está molhado, depois fica macio e brilhante.
    Também já pensei em fazer champo caseiro, só ainda não cheguei efetivamente a fazê-lo. A maioria das receitas que encontrei leva ovos e faz-me um bocadinho de espécie... Tenho que pesquisar melhor!

    beijinhos,
    Sweet Pi - thesweetestpiblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu problema com o vinagre é que quando era pequena a minha mãe ponha-me e acho que fiquei traumatizada com o cheiro :P

      Em relação ao fazer o nosso champô, eu aprendi a fazer sabonetes e é um processo algo demorado e que temos de ter atenção ao pH e às quantidades de soda e tal. Na altura gostei muito de aprender, mas fiquei com algum receio de o fazer e depois sairem-me sabonetes que sejam muito fortes. Mas as receitas de desodorizante parecem-me bem fáceis de fazer.

      Hoje fui à aula de preparação para o parto e levei as fraldas, a enfermeira Isabel falou-me de ti que também tinhas levado :)

      Eliminar
    2. Olha que giro! E levámos na mesma semana e tudo;)

      Eliminar
  2. Olá Sónia

    Parabéns pelo blogue, não sei há quanto tempo existe, mas só agora descobri, a partir do seu comentário no Sustentabilidade É Acção
    Muito boas dicas por aqui, continue o bom trabalho, e muitas felicidades :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :) Comecei o blogue em Agosto e é algo que me dá muito prazer fazer :)

      Eliminar
  3. Olá Sónia!

    Sobre a tua exclamação "Com isto não digo que a exposição a tóxicos nos vá matar, mas a exposição prolongada provavelmente vai degradando o nosso corpo e o ambiente."

    permite-me esta ALUCINAÇÃO! Tive de ir procurar no baú de outro ciclo, mas lá encontrei!

    Se tiveres paciência para te divertires com as causas da intoxicação que tão inteligentemente criamos e espalhamos pelo planeta então diverte-te!

    Abraço
    voza0db

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)

      Quando disse que não nos vai matar, quero dizer que não mata de um dia para o outro... mas sim não mata, mas mói até que mata... Gostei muito dessa publicação, embora eu nem faça ideia para que servem esses produtos todos, estou a leste... e ainda bem.

      Mas a maioria das pessoas acham que todos esses produtos é que nos preservam a beleza... as indústrias são demasiado fortes ;)

      Eliminar
  4. Quando comecei o meu blog também fiz algumas investigações acerca dos produtos químicos que nos rodeiam, tanto nos produtos de beleza como nos de higiene, tanto pessoal como de casa. Também cheguei a uma altura em que já só via químicos envenenadores e comecei a ficar realmente confusa.
    Tive que desacelerar na investigação, editar e concentrar-me.
    No geral, faço por utilizar "tratamentos" de beleza naturais, tais como máscaras de fruta, de ovo, limpar com vinagre e sumo de limão, entre outros que vou partilhando no "Ecológica". Mas isto também é um processo, porque se algumas destas receitas dão resultado (principalmente as do tempo da avózinha...) outras não. Por exemplo, nunca consegui uma receita de desodorizante caseiro que dê resultado em mim! E para mim, cheirar mal não é uma opção :( Já li sobre a pedra de alumen e já pensei em experimentar, mas lá está, é químico.
    Mas na verdade, pior que os pequenos venenos que vamos pondo na pele de vez em quando (falo no meu caso), são os venenos que pomos na boca, que vão directos ao nosso interior. E esses é que irei combater na minha vida, com mais convicção.
    Beijinhos e obrigada por me teres dado a conhecer o teu blog, gostei muito e continuarei a visitar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Catarina :)
      Pois já li que os desodorizantes caseiros muitas vezes não funcionam. Depende também das pessoas. Este que comprei mais natural parece-me bom, mas bem só mesmo em dias de muito calor vou conseguir comprovar a sério.

      Sim o que comemos é bem preocupante, mas se nos alimentos processados temos etiquetas com os ingredientes, nos alimentos naturais é difícil saber, por exemplo no caso da frutas, nunca sabemos quais os fertilizantes, pesticidas, etc por que passaram,

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...